Operação Pés de Barro investiga fraude na aquisição de medicamentos de alto custo
Prejuízo causado pelo pagamento antecipado de medicamentos sem o posterior fornecimento pode ultrapassar R$ 20 milhões
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (21/9) a Operação Pés de Barro, com o objetivo de apurar fraudes na aquisição de medicamentos de alto custo por força de decisão judicial pelo Ministério da Saúde.
Cerca de 61 policiais federais cumprem 15 mandados de busca e apreensão nos estados de Alagoas (Maceió), Minas Gerais (Belo Horizonte e Montes Claros), Pernambuco (Recife), São Paulo (São Paulo) e no Distrito Federal (Brasília).
Os fatos investigados ocorreram entre os anos de 2016 e 2018 e envolveram a aquisição dos medicamentos de alto custo Aldurazyme, Fabrazyme, Myozyme, Elaprase e Soliris/Eculizumabe pela Diretoria de Logística em Saúde do Ministério da Saúde. Foram encontrados indícios de inobservância da legislação administrativa, licitatória e sanitária, além do descumprimento de reiteradas decisões judiciais, com o aparente intento de favorecer determinadas empresas.
A má condução dos processos de aquisição desses medicamentos causou o desabastecimento por vários meses de seus estoques do Ministério da Saúde, em prejuízo de centenas de pacientes beneficiários de ordens judiciais, o que contribuiu para o agravamento de sua saúde, podendo ter levado ao óbito ao menos 14 pacientes. Estima-se que o prejuízo causado pelo pagamento antecipado de medicamentos sem o posterior fornecimento ultrapasse R$ 20 milhões.
Os envolvidos podem responder pelos crimes de fraude à licitação, estelionato, falsidade ideológica, corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e corrupção ativa.
Pés de Barro
A expressão pés de barro é uma metáfora com origem no antigo testamento, referente à interpretação de um sonho do rei Nabucodonosor II pelo profeta Daniel. No trecho bíblico, verificam-se belas promessas, porém contraditórias na execução.
Polícia Militar recaptura três foragidos da justiça
Diante dos fatos, todos foram presos e conduzidos até a Unisp para as providencias necessárias
VÍDEO: mulheres se desentendem e 'saem no tapa' em praia de Pimenteiras
Enquanto alguns amigos tentavam por fim na briga, dois homens também se estranharam e um desferiu garrafadas no outro, entrando também rio a dentro
Mulher tenta se matar devido discussão familiar, mas desiste após intervenção de militares
Policial e bombeiro femininas realizaram negociação
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook