Operação Sorriso fará 55 cirurgias em pacientes com fissuras labiopalatinas

Para participar da triagem, basta comparecer à seleção no dia 2, no Hospital Santa Marcelina, com demanda espontânea, sem agendamento prévio, indo diretamente ao hospital com todos os documentos do paciente e do responsável

Sângela Oliveira Fotos: Ítalo Ricardo
Publicada em 21 de novembro de 2019 às 09:46
Operação Sorriso fará 55 cirurgias em pacientes com fissuras labiopalatinas

Dr. Alexei Andrade, cirurgião plástico, com a equipe da Operação Sorriso local e pacientes.

O projeto “Operação Sorriso”, com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde e Hospital Santa Marcelina, irá realizar de 4 a 7 de dezembro as cirurgias de lábio leporino e fenda palatina.

Para participar da triagem, basta comparecer à seleção no dia 2, no Hospital Santa Marcelina, com demanda espontânea, sem agendamento prévio, indo diretamente ao hospital com todos os documentos do paciente e do responsável. Quem foi operado em 2018 também deve retornar nesta data para realizar a consulta pós-operatória de um ano.

Após a triagem, onde envolve nove especialistas de diversas áreas como pediatria, psicologia, anestesista, ortodontistas, dentistas e outras, os pacientes selecionados passarão por cirurgia com os voluntários da Operação Sorriso e também no Hospital Santa Marcelina, a partir do dia 4 de dezembro. Um time de 60 voluntários do Brasil e de outros países participará da missão.

De acordo com a enfermeira e coordenadora local da operação, pacientes que não forem selecionados nessa operação podem ser operado pelo médico Alexei Andrade, diretamente no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho. “Desde o início do ano que estamos realizando essas cirurgias no HB, então quem não conseguir nessa ação, não irá precisar esperar até dezembro de 2020 para fazer a cirurgia”, disse Maria Maria José Micheletti.

De acordo com o diretor executivo da Operação Sorriso, o Núcleo de Fissurados de Rondônia (Nufis), que funciona durante a semana no Hospital de Base de Porto Velho, está atendendo os pacientes com fissura labiopalatina da região ao longo do ano e realizando as preparações pré-cirúrgicas e cirurgias mais simples, como as de lábio. “Graças ao trabalho do Nufis, em Porto Velho, estamos em um estágio diferente em relação às demais cidades onde realizamos missão. Em dezembro, esperamos encontrar uma demanda maior por cirurgias complexas de palato e outros reparos que demandam equipes mais especializadas”, explica Charles Rosenburst.

A ação acontecerá entre os dias 4 e 7 de dezembro, no Hospital Santa Marcelina. Atendimento é gratuito e voltado para pacientes de todo o Estado. Mais informações pelo telefone (69) 9 8112-7846

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook