Oportunidades e desafios para criadores da raça Girolando são debatidos na Rondônia Rural Show Internacional
O objetivo é inserir Rondônia no calendário nacional da Girolando, para que no próximo ano seja realizada uma exposição ranqueada
A iniciativa demonstra o incentivo do estado em promover o desenvolvimento e a inovação no setor agropecuário
A Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e a Associação dos Criadores do Gado Girolando de Rondônia, se reuniram na terça-feira (21), durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, em um encontro dos criadores da raça, no Pavilhão da Bovinocultura. O evento foi ministrado pelo presidente da Associação dos Criadores de Girolando Nacional, Domício Arruda. A iniciativa demonstra o incentivo do governo de Rondônia em promover o desenvolvimento e a inovação no setor agropecuário.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que encontros como esses ajudam a fortalecer a cadeia produtiva da raça Girolando no estado. “A pecuária é um dos pilares fundamentais à economia estadual, por isso é fundamental estimular a troca de informações e o desenvolvimento do agronegócio. Essa união demonstra que o estado está atento às demandas dos produtores e busca, constantemente, soluções inovadoras para impulsionar o setor agropecuário”, salienta.
Nos últimos 20 anos, a raça tem crescido significativamente
PRODUÇÃO LEITEIRA
O titular da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Luiz Paulo, acredita que o encontro entre os Criadores de gado Girolando na feira marcará um novo momento para a produção de leite no estado. O secretário enfatiza a importância da união dos criadores para alcançar patamares, ainda maiores de sucesso, e desenvolvimento na raça. “A troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos entre os criadores são fundamentais para impulsionar a produção de leite e fortalecer a raça Girolando. Neste sentido, acredito que, juntos, os criadores podem enfrentar desafios e buscar soluções inovadoras para melhorar a qualidade e produtividade do gado”, frisou.
Durante a palestra, Domício Arruda explicou aos presentes sobre a evolução da produção leiteira e destacou que, a Girolando é a raça leiteira nacional que mais comercializa sêmen no país. Nos últimos 20 anos, a raça tem crescido significativamente, mostrando um potencial no mercado. “Para aumentar a tecnologia e a produção, não é necessário trocar a raça leiteira, mas sim, investir em melhorias no sistema de produção”, evidenciou.
RESULTADO
Como resultado do encontro, ficou definido que será realizada a primeira exposição ranqueada da raça Girolando, com a participação de 48 cabeças de gado, no município de Ariquemes. O objetivo é inserir Rondônia no calendário nacional da Girolando, no circuito de exposições, para que no próximo ano seja realizada uma exposição ranqueada da raça, durante a Rondônia Rural Show Internacional.
CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DA RONDÔNIA RURAL SHOW INTERNACIONAL 2024
2º Dia do evento – Parte II – Parte III
Infraestrutura tecnológica é destacada na Rondônia Rural Show Internacional
A Setic é responsável por instalar e fornecer suporte técnico nas redes cabeadas e sem fio das tendas governamentais
Rondônia recebe autorização do Ministério da Saúde para realização de transplantes renais
O Governo do Estado de Rondônia recebeu autorização do Ministério da Saúde a execução de transplantes renais no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro
Porto Velho conta com frota de veículos novos para recolhimento do lixo na capital
Estrutura vai atender toda demanda de coleta domiciliar, seletiva e resíduos das unidades de saúde
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook