Organizando uma noite de contação de histórias para crianças

Tudo que você precisa saber para fazer a melhor noite de histórias

Da redação/Foto: Divulgação
Publicada em 21 de outubro de 2022 às 15:19
Organizando uma noite de contação de histórias para crianças

Tempo de qualidade é uma das cinco linguagens do amor e uma das mais importantes para se ter com nossos pequenos. Que as crianças amam brincadeiras todo mundo já sabe, portanto, proporcionar a elas atividades entre pais e filhos é algo muito significativo para o desenvolvimento.

São muitas as atividades que podemos ter com nossos filhos: podemos levá-los ao cinema, a parques, praças, centros culturais, entre muitos outros lugares. Mas você já parou para pensar que a sua casa pode ser um excelente espaço para ter esse momento de lazer com seus filhos? Que tal organizar uma noite de histórias?

Contar histórias?

Quem não gosta de ouvir uma boa história, não é mesmo? E claro, nossos filhos também adoram ouvir histórias fantásticas, onde há uma boa aventura ou até mesmo um mistério a ser resolvido. Tudo vale na terra do faz de conta, e acredite, seu filho com toda certeza tem uma imaginação fertil para se aventurar ainda mais pelas histórias.

Ótimo, já sabemos que contar histórias vai entrar com toda certeza na sua rotina, mas por onde começar? É necessário ter muitos livros?  Qual o melhor ambiente para esse momento? Pipoca e guloseimas estão liberadas? Muita calma, meu caro leitor, que nós aqui preparamos excelentes dicas para esse momento em família, portanto, senta que lá vem a história.

Um bom livro é sempre um melhor amigo

Já adianto que para esse momento de histórias acontecer não se faz necessário a presença de um livro, afinal, hoje, com acesso à internet ou até mesmo um pouco de imaginação, muitas histórias podem ser criadas ou até mesmo lidas sem ter em mãos um livro. Porém, não devemos ter a ideia de que ele é um objeto dispensável.

Grandes leitores são formados na maioria das vezes por crianças leitoras, e, mesmo que seu filho ainda não saiba ler, o contato da criança com as páginas é algo muito importante até mesmo para instigar a vontade de aprender.

Existem inúmeros livros infantis no mercado e para todas as idades. Normalmente eles são repletos de ilustrações que auxiliam na imaginação da história que está sendo contada. Há livros mais resistentes para as crianças bem pequenas e outros mais repletos de palavras para as crianças maiores, tudo pensado para cada idade.

Mas qual é o livro ideal para meu filho? Você pode até pesquisar na internet e encontrar os livros que batem mais com a suas ideologias, mas, outra forma de escolher quais serão os livros que vão compor a biblioteca de seu filho é deixá-lo escolher. Procure sempre levá-lo para livrarias ou até mesmo bibliotecas e deixe-o explorar e encontrar qual será a história que ele deseja conhecer.

O lugar ideal

Quando planejamos uma noite de cinema em casa com as crianças normalmente preparamos pipoca, bolos, doces, transformamos a sala em um verdadeiro piquenique com direito a cobertas e muitos travesseiros. E por que não criar espaços aconchegantes como esses para a contação de histórias? 

Criar um espaço de aconchego é muito importante para que seu filho entenda como positiva essa atividade, já que arrumar o espaço vai ser para ele uma tarefa muito gostosa. Por isso, não deixe de convidá-lo e de sempre perguntar o que ele gostaria que tivesse para essa noite de histórias.

Seja na sala ou no quarto, você pode usar a criatividade e criar um espaço único para esse momento, como, por exemplo, apagar as luzes e deixar apenas lanternas e abajures acesos. Você pode criar uma espécie de palco para encenar as histórias junto a seus filhos, também criar histórias e convidar a criança a fazer parte dessa aventura e colocá-la como protagonista.

Fantasias, maquiagens e fantoches

Como dito anteriormente, tudo é possível na terra da imaginação. Assim, essa prática pode, e deve, ser muito bem explorada. Uma boa dica é utilizar da imaginação através de roupas, maquiagens ou até mesmo fantasias para trazer as histórias para dentro da sua casa. Tenho certeza que seu filho irá se divertir muito.

Outro artefato muito interessante é o uso de fantoches ou até mesmo dos brinquedos que você já possui em casa. Fazer com que a história ganhe vida faz essa noite de histórias se tornar cada vez mais especial. E aí, já está ansioso para começar a contar histórias?

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook