Mulheres negras serão premiadas na semana da Consciência Negra
Evento será no Teatro Banzeiros em novembro
Premiadas em vida receberão uma estatueta de Teresa de Benguela
Mulheres que fizeram e que ainda fazem parte da história de Porto Velho serão homenageadas pela Prefeitura no dia 17 de novembro, quando acontece a entrega do Prêmio Mulheres Negras, a partir das 19h, no Teatro Municipal Banzeiros.
O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), e assim como outras ações que trabalham políticas públicas dentro da temática da mulher negra, o prêmio atende a Lei Nº 2.833, de 20 de julho de 2021, que inclui no calendário do município o dia 25 de julho como Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.
Conforme a lei, anualmente, no mínimo dez mulheres negras in memoriam e em vida devem ser homenageadas. “A gente faz com interface com várias políticas, como educação, saúde e na assistência do município. Excepcionalmente realizaremos o prêmio no mês de novembro, na Semana da Consciência Negra, e não no mês de julho, pois a lei sofreu alteração e não tivemos tempo hábil”, explicou Elsie Shockness, do Departamento de Mulheres Negras da Semasf.
O período também é alusivo à temática da causa. “Desde abril estamos trabalhando, foi pesquisado o que as mulheres escolhidas para o primeiro prêmio fizeram de relevante e confeccionada uma cartilha que será apresentada no dia da entrega”, completou Shockness, referindo-se à cartilha “Mulheres Negras que escreveram história”, que será distribuída para instituições de ensino para uma discussão sobre a cultura afro com personalidades mais próximas da realidade do município.
As premiadas em vida receberão uma estatueta de Teresa de Benguela, mulher que tornou-se símbolo de liderança, força e luta pela liberdade, confeccionada pelo artista plástico Bruno Sousa através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur). Já os representantes das homenageadas in memoriam receberão certificados de reconhecimento.
Ainda na programação da noite especial estão previstas apresentações artísticas com descendentes quilombolas e das famílias caribenhas que residem no município.
Manifesto em Defesa da Política de Aids no Brasil
Os militantes são contrários aos cortes de verba no Ministério da Saúde apontados na proposta de Orçamento para 2023
Semana do Idoso encerra atividades com baile estilo anos 60
Foram oferecidos vários atendimentos de saúde, lazer e beleza
Interferência do governo na Câmara dos Deputados contribui para a Medida Provisória 1.122 perder a vigência
O sonho acabou pelo descaso e politicagem com o objetivo de angariar votos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook