Órgãos debatem iniciativas para o bem-estar e a proteção de animais abandonados
Prefeitura fará campanha para que animais sejam adotados diretamente dos abrigos
Ração é doada para organizações que resgatam e protegem animais abandonados
A Prefeitura de Porto Velho vem desenvolvendo uma série de ações em parceria com os órgãos e entidades que atuam diretamente na defesa e proteção dos animais domésticos. Entre os serviços em andamento está a entrega de ração de cães e gatos para organizações que resgatam e protegem animais abandonados.
O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), através do Programa de Bem-Estar e Proteção Animal.
Representantes de órgãos e associações que atuam na causa se reuniram com o prefeito Hildon Chaves para tratar do assunto. Ele informou que foi aberta recentemente uma licitação para cumprir a Lei Municipal 825/2020, que trata do serviço de castração e microchipagem de animais domésticos.
“Muitos animais estão em abrigos particulares ou sob a guarda de protetores independentes. Em breve, também vamos implantar microchip de identificação nestes animais para que sejam monitorados. Vamos reduzir a presença de animais nas ruas de Porto Velho”, disse o prefeito.
CONSCIENTIZAÇÃO
Prefeito esteve reunido com representantes de órgãos e associações
O secretário da Sema, Alexandro Miranda, ressaltou que há um trabalho de conscientização da população para que não abandone os animais.
“O nosso objetivo é incentivar a população a adotar os animais que já se encontram nos abrigos, castrados e microchipados e, assim, a entidade ou protetor, poderá realizar a captura de novos animais, para que posteriormente estes também passem pelo procedimento inicial”, disse.
CLÍNICO
Outra pauta da reunião foi a escolha de um local específico para atendimento clínico de urgência e emergência de animais. Técnicos da Sema estão elaborando a minuta de Termo de Referência para abertura de licitação para contratação de empresa especializada, que fará o atendimento veterinário.
ENCAMINHAMENTOS
Quanto à necessidade de um abrigo municipal, ficou decidido que o município fará um estudo de local e viabilidade e, que, em até 60 dias, novos encaminhamentos devem ser apresentados aos órgãos e associações que atuam com a proteção animal.
REGISTROS
Participaram da reunião o promotor de Justiça Alan Castiel, a procuradora da República Gisele Blegg e a delegada titular da Delegacia Especializada na Repressão de Crimes contra o Meio Ambiente da Polícia Civil, Janaina Xander Wessel.
Texto: Etiene Gonçalves
Foto: Wesley Pontes e Emílio Tiago
Transformação digital é desafio do MEC com volta de aulas presenciais
Objetivo é preparar sistema para novas situações de ensino remoto
Foi verificado que a vítima era um ex presidiário com várias passagens tanto em Rondônia quanto no estado de Minas Gerais
Em referência ao inquérito da Polícia Federal que apura ataque ao seu sistema interno, ocorrido em 2018, o Tribunal Superior Eleitoral esclarece
Comerciários devem se cadastrar no SASI para receber vacina
O início da vacinação contra a Covid-19 para estes trabalhadores ainda será marcado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook