Ouvidoria da Mulher: TRT-14 implementa novo canal de atendimento para questões de gênero
Evento de lançamento da Ouvidoria da Mulher contará com palestra sobre assédio moral, assédio sexual e mudanças de comportamento na Administração Pública
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) agora conta com uma nova ferramenta para combater a violência contra a mulher no ambiente de trabalho. No dia 2/8, foi publicada a Resolução Administrativa nº 091/2024 que cria a Ouvidoria da Mulher, responsável por ouvir e tratar denúncias relacionadas à violência e discriminação relacionadas ao trabalho.
A inauguração da Ouvidoria da Mulher será realizada no dia 27/9, sexta-feira, às 9h30, no auditório da sede do TRT-14, em Porto Velho, com a palestra do desembargador corregedor da Procuradoria-Geral Federal, Gilberto Waller Junior. O evento contará com transmissão online sobre Assédio Moral e Sexual frente ao desafio da Ouvidoria-Geral e da Ouvidoria da Mulher no auxílio da mudança de comportamento na Administração Pública.
>> Clique aqui para realizar a inscrição na Palestra de inauguração da Ouvidoria da Mulher
A Ouvidoria da Mulher será um espaço dedicado ao acolhimento e atendimento específico para mulheres no âmbito do TRT-14, incluindo magistradas, servidoras, advogadas, estagiárias, trabalhadoras (inclusive terceirizadas), prestadoras de serviços e demais colaboradoras. Este canal oferecerá escuta e orientação para vítimas de violência de gênero, assédio moral, assédio sexual, discriminação e outras formas de violência baseadas no gênero.
Vinculada administrativamente à Ouvidoria do Tribunal, a Ouvidoria da Mulher utilizará a estrutura já existente para garantir que as demandas relacionadas a violência e discriminação de gênero sejam tratadas com a devida atenção e seriedade. A estrutura contará com, ao menos, um(a) servidor(a) responsável pela coordenação das atividades e possibilitará a participação de magistradas para apoiar nas atividades, sem prejuízo das funções ordinárias.
A desembargadora e ouvidora-geral do TRT-14, Vania Maria da Rocha, destacou a importância dessa iniciativa: “A criação da Ouvidoria da Mulher é um avanço significativo para a nossa instituição. Com esse novo canal, reforçamos nosso compromisso em oferecer um ambiente de trabalho seguro e respeitoso, além de proporcionar um meio eficiente para que as mulheres possam relatar e buscar soluções para situações de violência e discriminação no ambiente de trabalho.”
>> Clique aqui para acessar a página da Ouvidoria
Os atendimentos serão realizados preferencialmente por mulheres e servidoras, garantindo uma abordagem sensível e adequada às necessidades de todas as mulheres do TRT-14. As denúncias recebidas poderão resultar em procedimentos administrativos e/ou judiciais.
Com essa nova resolução, o TRT-14 busca fortalecer a política de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher, conforme orientações do Conselho Nacional de Justiça e outras normas nacionais e internacionais. A Ouvidoria da Mulher também terá a responsabilidade de promover parcerias e integrar esforços com instituições que atuam na defesa dos direitos das mulheres, garantindo um atendimento eficaz às vítimas de violência.
Marcos Rocha tem audiência com ministros sobre crise hídrica e de queimadas em Rondônia
Marcos Rocha explicou que, mesmo com o total empenho do governo estadual, em virtude da grave situação, se faz necessário um apoio substancial do governo federal, não só para esse momento, mas para formar uma base para as próximas emergências
Conheça os diferentes tipos de arritmia cardíaca e seus tratamentos
Nova técnica com uso de energia de campo pulsado chegou ao Brasil recentemente; doença afeta cerca de 20 milhões de brasileiros
Quatro municípios na região da BR-319 concentram mais da metade da extração ilegal de madeira no Amazonas
Um ponto a se destacar é que, “os dados apresentados revelam que em todos os municípios mencionados, a extração ilegal de madeira é significativamente maior do que a extração legal
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook