Porto Velho a 18 dias das eleições: Euma Tourinho recebe apoio importante de ministra de Lula e apoiador do governo petista
Neste contexto, a candidata do MDB, juíza Euma Tourinho, surge como uma esperança da esquerda para voltar a ter acesso à prefeitura de Porto Velho
Faltando 18 dias para as eleições municipais de 2024, o cenário político de Porto Velho, capital de Rondônia, sofre influência da intensa polarização nacional. Com 362.248 eleitores registrados, a cidade representa o maior colégio eleitoral do estado e, desde as últimas eleições, se inclinou para o campo conservador. Em 2022, 64,63% dos votos válidos na capital foram para o então presidente Jair Bolsonaro (PL), que conquistou 169.299 votos, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 92.636 votos, ou 35%.
Neste contexto, a candidata do MDB, juíza Euma Tourinho, surge como uma esperança da esquerda para voltar a ter acesso à prefeitura de Porto Velho. Por isso, sua campanha vem recebendo apoios importantes de nomes ligados ao Governo Lula, como a ministra do Planejamento, Simone Tebet, que gravou mensagens de apoio à candidata, e do senador Confúcio Moura (MDB), único representante da bancada federal de Rondônia alinhado ao atual governo petista.
O apoio da esquerda a Euma é visto como estratégico, principalmente se a candidata chegar ao segundo turno. A expectativa é que, caso avance, Euma receba o apoio explícito do PT e outros partidos de esquerda.
Os demais representantes de Rondônia no Congresso, incluindo os senadores Jaime Bagattoli (PL) e Marcos Rogério (PL), além dos oito deputados federais, mantêm uma posição ferrenha de oposição ao Partido dos Trabalhadores, o que acirra ainda mais a disputa em Porto Velho, com a indicada de Confúcio de um lado e, do outro, a candidata apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Mariana Carvalho (União), uma das adversárias de Euma, contará com a presença de Jair Bolsonaro em Porto Velho no dia 26 de setembro, em um esforço para mobilizar ainda mais o eleitorado conservador da cidade. Enquanto isso, os líderes do MDB articulam uma reação para esse mesmo período, buscando o apoio de mais figuras do primeiro escalão do governo petista, incluindo Simone Tebet e outros membros influentes.
A campanha de Euma Tourinho se equilibra entre o campo conservador, do qual tradicionalmente faz parte, e o progressista (leia-se: esquerda), que pode ser decisivo para sua ida ao segundo turno. Além de Tebet, até o ex-presidente Michel Temer, figura central do MDB e padrinho político de Alexandre de Moraes, deve manifestar apoio à candidatura de Euma. Isso ocorre em meio a uma oposição ferrenha do campo bolsonarista, que tem em Moraes um de seus maiores adversários, devido ao papel do ministro nas investigações e punições relacionadas aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.
Com a proximidade do pleito, a disputa se intensifica, e Euma Tourinho pode se beneficiar de um cenário onde alianças estratégicas, tanto com o campo progressista (esquerda) quanto com setores moderados, podem ser decisivas para a configuração final da corrida eleitoral em Porto Velho.
Faltam 17 dias: confira os temas proibidos na propaganda eleitoral
Candidatas e candidatos devem estar atentos aos tópicos vedados na propaganda
Cláudia de Jesus diz que é prioridade PCCR dos trabalhadores da saúde
Parlamentar solicita urgência na apresentação de projeto de lei para valorizar profissionais da saúde
Affonso e Marley fazem caminhadas pelos bairros
Affonso Cândido, acompanhado do deputado estadual, Nim Barroso, candidatos a vereadores e apoiadores, cumprimentou e conversou com moradores
Comentários
SOMOS TODOS ELMA
Eu estava pensando em votar na Euma Tourinho, mesmo ela sendo do MDB, um partido que sempre esteve ao lado do PT. Porém, com o apoio dessa ministra do Lula mudei de ideia. Ninguém merece esse apoio. Essa mulher não tem caráter. Ela falou mal do Lula durante a campanha e agora está ao lado dele. Não tem credibilidade, é falsa. Saia dessa canoa furada enquanto é tempo. 😭
Euma Tourinho está certa, tem de receber esse apoio sim, aliás, o Governo Federal está desenvolvendo um bom trabalho, reconhecido já pela maioria da população Brasileira, inclusive os mais carente. Isso se deve o trabalho de inclusão das pessoas que mais precisa. Embora o governo estejam fazendo um trabalho onde o nível de desemprego é o mais baixo dos últimos 10 anos, O PIB cresce e a economia também, tem pessoa que não ver isso, está alienado a um governo que quando esteve no poder só trouxe malefícios ao País.
Apoio importante é? Se fosse ela caia fora desse apoio.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook