Pacto interinstitucional fortalece o enfrentamento ao feminicídio, em Rondônia
Pacto interinstitucional pela instalação do Observatório para o fortalecimento de estratégias de monitoramento e enfrentamento ao feminicídio em Rondônia
Autoridades reunidas na luta contra a violência da mulher
A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec assinou o pacto interinstitucional para a instalação do Observatório de Feminicídio no Estado de Rondônia. Este pacto é voltado ao fortalecimento de ações de monitoramento de dados sobre este tipo de crime, visando a formulação de políticas de enfrentamento ao problema. O evento foi realizado no Tribunal de Contas do Estado – TCE.
Os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher é uma campanha internacional, que ocorre todos os anos, sendo denominado como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Esta programação compreende o período de 25 de novembro a 10 de dezembro. Porém, no Brasil, a mobilização abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro.
A Campanha foi lançada em 2008, e é uma iniciativa da Secretaria-Geral da Organização das Nações Unidas -ONU, que visa prevenir e dirimir a violência contra mulheres em todo o mundo.
Assinatura do pacto interinstitucional
O evento contou com a presença de várias representações: presidente do Tribunal de Contas do Estado – TCE, Paulo Curi; das promotoras de Justiça Tâmera Padoin e Lisandra Monteiro; Ouvidora do Ministério Público, promotora Andréa Luciana Damasceno, tenente-coronel da Sesdec, Vanilce Almeida, representante do Fórum Popular de Mulheres, Benedita Nascimento, coordenadora do evento, Rosimar Francelino e Samara Angélica e Izabel Lima – performance, dentre outros presentes.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatiza a importância do pacto meio à Sesdec e suas instituições. “O Governo do Estado tem realizado ações para o fortalecimento da rede de apoio às vítimas e promovendo medidas direcionadas no combate à violência contra as mulheres e, desta forma, reforçar a garantia de direitos”, declarou.
A coordenadora do evento, Rosimar Francelino, relatou os vários tipos de violência, como: física, psicológica, patrimonial, trabalhista, sexual, moral e a institucional. Identificando as fases, através do violentômetro, a vítima poderá receber orientações e ficar atenta, tomando cuidados até o momento em que perceba que seja necessário pedir ajuda a um profissional. Ressaltou, também, a importância da vítima solicitar a medida protetiva de violência doméstica através do aplicativo: App TJ/RO. O serviço está disponível, somente na cidade de Porto Velho. A Sesdec é uma das parceiras do projeto, contribuindo por meio do trabalho da equipe da Maria da Penha da Polícia Militar de RondôniaO. Este serviço tem o objetivo de reduzir os índices de reincidência da violência doméstica, intensificando os mecanismos, já estabelecidos pela Lei n° 11.340/06.
Hospital de Retaguarda realiza a primeira semana de fisioterapia voltada para saúde do servidor
Para promover a saúde dos profissionais, no Hospital de Retaguarda acontece a Semana de Fisioterapia para os servidores, serão mais de 60 atendimentos
Com o início do inverno amazônico, situação dos rios é acompanhada pela Defesa Civil de Rondônia
Em Rondônia, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil executa este trabalho, fazendo o monitoramento diário dos principais rios do Estado
Supel conclui mais um ano fortalecendo a excelência da administração e estratégia em benefício do Estado
Planejamento Estratégico da atual gestão foi pautado pela responsabilidade nas licitações e segurança em aquisições públicas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook