Pacto pela Democracia defende derrubada do veto que abre precedente para repressão em protestos pacíficos
Iniciativa que reúne 200 organizações considera o direito à manifestação prioridade neste ano eleitoral
A Câmara dos Deputados deve votar nesta quinta-feira (26/5), o veto nº 46/21 da Lei nº 14.197 de 01/09/2021, que revogou a Lei de Segurança Nacional e criou os Crimes contra o Estado Democrático de Direito.
Após a aprovação nas duas casas do Congresso Nacional, o governo vetou diversos artigos, dentre eles, a criminalização da repressão às manifestações pacíficas, sob a justificativa de que levaria insegurança jurídica às forças de segurança para manutenção da ordem, inviabilizando uma atuação eficiente.
Para o Pacto, a justificativa do governo ao veto atenta ao direito ao livre e pacífico exercício de manifestação, com ameaças de violação de direitos e devida responsabilização. O que inibiria futuros protestos e manifestações de ocorrerem livremente e com ampla adesão da sociedade.
“O dispositivo é uma ‘camada’ de proteção ao cidadão que deseja se manifestar pacificamente. Dessa forma, o Congresso tem uma oportunidade única de garantir a reivindicação de seus direitos, ainda mais em um ano eleitoral”, avalia Natália Sant'anna, advocacy do Pacto pela Democracia.
O Pacto pela Democracia vem dialogando com lideranças partidárias da Câmara dos Deputados e do Senado sobre a importância da derrubada do veto desde o ano passado. Além disso, uma nota técnica desenvolvida por organizações da sociedade civil da rede do Pacto foi entregue a todos os partidos.
Sobre o Pacto pela Democracia
Fundado em 2018, o Pacto pela Democracia é uma iniciativa composta atualmente por mais de 200 organizações, movimentos, cidadãos e atores políticos, que objetivam ampliar a defesa da Constituição Brasileira e da democracia, estabelecendo campanhas e debates para promover a cultura que valoriza o pluralismo, a tolerância e a participação da sociedade nas decisões, levando as suas urgências ao poder público.
O Pacto é marcado pela diversidade essencial à democracia e reúne atores com visões, trajetórias e identidades distintas que se veem como parte do espaço democrático e acreditam nesta como a única forma de caminharmos na direção de uma sociedade mais justa.
Entre as campanhas articuladas e mobilizadas na sociedade pelo Pacto estão: Campanha pela Revogação da Lei de Segurança Nacional, Diálogos Democráticos (debate sobre os impactos da Reforma Eleitoral), Eleições Seguras 2020, Queremos Debate, entre outras. E o mais recente posicionamento sobre o indulto individual de Bolsonaro ao deputado federal Daniel Silveira.
PEC 206: projeto que propõe cobrar mensalidade em universidades públicas
Se aprovada na CCJ, a proposta será, então, encaminhada para uma comissão especial, ainda a ser criada, que terá a responsabilidade de discutir o mérito
Mais de 400 alunos estrangeiros estudam na rede municipal de ensino de Porto Velho
Trabalho de inclusão é feito em todas as escolas municipais
Motivos para comemorar o Dia da Indústria
A FIERO deseja a todos que este Dia da Indústria nos leve a refletir sobre a caminhada da indústria rondoniense e delimitar o objetivo que é transformar matérias-primas em produtos para melhorar a vida das pessoas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook