Palestra com artista Elisa Lucinda e lançamento de galeria em homenagem a pioneiras do estado encerra programação da Semana da Mulher no TJRO
A programação é realizada em conjunto com a Escola da Magistratura de Rondônia

A programação da Semana da Mulher do Tribunal de Justiça de Rondônia encerra nesta sexta-feira, 14, com atrações especiais voltadas ao público feminino. A cerimônia de encerramento, que será no edifício-sede da instituição, terá a participação da atriz, cantora e escritora Elisa Lucinda, que fará uma palestra com o tema “Palavra é Poder”. Às 10h, mulheres pioneiras do estado em vários segmentos serão homenageadas com a exposição “A Primeira Mulher de Rondônia”, no hall do 5º andar, com a participação de algumas homenageadas e familiares das que já faleceram. A programação é realizada em conjunto com a Escola da Magistratura de Rondônia.
Durante toda a semana, o TJRO realizou atividades voltadas à valorização e reconhecimento do público feminino. O evento contou com uma palestra da desembargadora Salise Monteiro Sanchotene, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, que abordou os desafios e conquistas da paridade de gênero na Justiça, e lançamento do Programa Juíza Suzy Soares: Magistratura Feminina em Evolução, que recebe o nome de uma magistrada do Poder Judiciário de Rondônia que foi vítima de feminicídio. A homenagem tem como objetivo preservar o legado da juíza, uma mulher e mãe dedicada à defesa da justiça, da equidade e da dignidade humana. A semana também foi marcada por workshops, exibição de filme, entre outras atividades. A cerimônia de encerramento será transmitida ao vivo no canal da Emeron no Youtube.
Sobre a palestrante
Elisa Lucinda é atriz, cantora, escritora e poetisa, conhecida por trabalhos na TV, no teatro e no cinema. Interessou-se pela arte desde criança, frequentando aulas de declamação ainda na infância. Tornou-se jornalista e chegou a ser professora, mas se mudou do Espírito Santo para o Rio de Janeiro nos anos 1980 para ingressar na carreira de atriz.
Além dos trabalhos como atriz em novelas, séries, longas-metragens e espetáculos teatrais, tem também uma carreira na música e na literatura.
Sobre a Galeria “A Primeira Mulher de Rondônia”
Como reconhecimento pelo pioneirismo de 21 mulheres em segmentos como Justiça, segurança pública e política, o Poder Judiciário de Rondônia passará a ter uma galeria permanente.
As homenageadas são:
- Zelite Andrade Carneiro - 1ª Desembargadora e mulher presidente do TJRO e do TRE-RO
- Ivanira Feitosa Borges - 1ª Juíza e 1ª mulher a compor a Corte Eleitoral de Rondônia
- Helena Carvajal - 1ª Servidora do TJRO
- Janilene Vasconcelos de Melo - 1ª Governadora do Estado de Rondônia
- Ledy Gonsalves de Araújo Fernandes - 1ª Procuradora do Ministério Público de Rondônia
- Delzuita Fonseca Vales - 1ª Defensora Pública do Estado de Rondônia
- Salma Latif Roumiê da Silveira - Única mulher fundadora da Seccional da OAB em Rondônia
- Érica Patrícia Saldanha de Oliveira - 1ª Mulher a assumir a Procuradoria-Geral do Ministério Público de Contas de Rondônia
- Luciana da Silva Alves - 1ª Superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Rondônia
- Helena Ciraulo Maia - 1ª Diretora do Departamento de Trânsito de Rondônia
- Rita Furtado - 1ª Mulher Deputada Federal por Rondônia
- Angelina dos Santos Correia Ramires - 1ª Mulher Comandante-geral de Polícia Militar no Brasil (PMRO)
- Anita Julien - 1ª Bibliotecária a atuar em Rondônia
- Fátima Cleide - 1ª Mulher Senadora por Rondônia
- Maria Ivanilda de Andrade - 1ª Delegada de polícia de Rondônia
- Marise Magalhães Costa Castiel - 1ª Mulher Vereadora de Porto Velho
- Labibe Bártolo - 1ª Atriz a atuar em Rondônia
- Linda Maria de Figueiredo Bustani - 1ª Pianista rondoniense com carreira internacional
- Lucinda Shockness Bentes - 1ª Enfermeira a atuar em Rondônia
- Odaísa Fernandes - 1ª Mulher deputada estadual de Rondônia
- Maria Berenice Alho da Costa Tourinho - 1ª Reitora da Universidade Federal de Rondônia
STF decide pela perda de mandato do deputado federal Lebrão; ex-vereador cassado Rafael O Fera assume a vaga
No total a decisão do STF anula a eleição de sete deputados federais, incluindo o parlamentar de Rondônia
Oito em cada dez brasileiros já sentiram que estavam ficando para trás em suas carreiras
Para lidar com esse sentimento, realizar cursos curtos (61%) e assistir a vídeos educativos na internet (60%) são as formas de atualização profissional preferidas dos entrevistados
Buscas por seguro de vida para doenças graves crescem 52%, aponta estudo
Brasileiros estão cada vez mais interessados em contratar seguros com apólices para doenças mais complexas; entenda como funciona
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook