Pandemia e o comportamento das crianças
Cerca de 88% dos pediatras relataram que os pacientes apresentaram alterações comportamentais e 75% oscilações de humor
Dr. Clay Brites
Pesquisa realizada em agosto de 2020, pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), mostrou a influência da pandemia nas crianças. Cerca de 88% dos pediatras relataram que os pacientes apresentaram alterações comportamentais e 75% oscilações de humor.
Os efeitos da pandemia causam três vertentes. A primeira é a ansiedade, medo e insegurança vendo a movimentação da família e noticiário sobre a doença. A segunda é a mudança da rotina. Antes ela ia à escola, brincava e corria, agora fica em casa o dia inteiro. Ela também fica mais na TV, computador e internet. Além disso, as tecnologias já têm demonstrado em artigos que modificam o comportamento infantil. Terceira, quando se tem um transtorno de desenvolvimento, neuropsiquiátrico ou alguma condição médica, pode-se piorar a situação.
Os pais devem conversar explicando o que está acontecendo e que é algo passageiro. Eles também devem colocar a questão de uma forma racional, tranquila e disponibilizando-se para receber as angústias do filho.
Outra preocupação é que os pais estão adiando ou não vacinando. Eles não precisam ter medo, devem ir seguindo as recomendações de proteção e o distanciamento. Não vacinar é mais prejudicial. A vacinação leva o sistema imunológico a criar uma reação contra o agente daquela vacina. E existe a proteção cruzada, que leva a proteção daquela doença e uma carga de proteção para outros agentes.
A pesquisa também mostrou um dado positivo, 69% das mães continuam amamentando na mesma intensidade. A amamentação deve ser à vontade, de acordo com a solicitação da criança. Não dá para programar nem cadenciar as mamadas porque ela alimenta e sacia a sede.
(*) Dr. Clay Brites é pediatra, neurologista infantil e um dos fundadores do Instituto NeuroSaber
Governo e parceiros trabalham para que entre no mapa do turismo do Estado
Setur apresentou ao Município as propostas de retomada das atividades turísticas, lançamento do Selo Turismo Responsável, entrega dos livros “Rondônia Tem Tudo” e a divulgação do Programa “Viaja Mais Servidor”
Aumentam reclamações de usuários de internet durante crise do coronavírus
Foram registradas na Anatel 394 mil reclamações sobre o serviço no primeiro semestre de 2020, um aumento de 40% em relação ao semestre anterior.
Ipem realiza ações de fiscalização em postos de combustíveis de Porto Velho
O objetivo da ação é conferir se o volume de gasolina, álcool e diesel, registrado nas bombas de combustíveis, correspondem ao volume entregue ao consumidor
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook