Para Confúcio, Iperon poderia emprestar dinheiro e financiar casa a servidores
"Tive pensando, dias atrás, porque o IPERON não poderia usar uma parte do seu dinheiro para consignações aos servidores públicos, com taxas de juros de mercado?", diz o governador.
O governador Confúcio Moura (PMDB) publicou em seu blog algumas ideias sobre possibilitar ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia (IPERON) " meios e remunerações mais seguras, conservadoras e com rendimentos garantidos".
Na sua postagem, Confúcio ressalva que o Iperon não pode ser um banco, " mas" um agente cuidadoso com os seus fundos previdenciários".
"Tive pensando, dias atrás, porque o IPERON não poderia usar uma parte do seu dinheiro para consignações aos servidores públicos, com taxas de juros de mercado?", diz o governador.
Leia o texto escrito pelo governador Confúcio Moura
O IPERON pode ser um banco?
Um banco não, mas, um agente cuidadoso com os seus fundos previdenciários, que buscasse meios e remunerações mais seguras, conservadoras e com rendimentos garantidos.
Os recursos do IPERON vem das contribuições dos seus servidores . São aplicados no mercado por empresas especializadas e autorizados pelo comitê de investimentos. Estes recursos ficam depositados em bancos oficiais.
Tive pensando, dias atrás, porque o IPERON não poderia usar uma parte do seu dinheiro para consignações aos servidores públicos, com taxas de juros de mercado?
Por que o IPERON não financiar a casa própria para servidores públicos? E tudo com a segurança do desconto em folha de salário? Tudo muito seguro e lucratividade bem maior do que atualmente vem recebendo.
E muitas outras carteiras de negócios, o IPERON poderia criar maneira inovadora, inclusive, um credenciamento de serviço de terceiro no campo imobiliário para venda, leilões e locações dos seus imóveis e que são muitos.
Há muita coisa a se pensar neste sentido e capitalizar ainda mais os fundos previdenciários de uma maneira competente e inteligente (Confúcio Moura, governador de Rondônia).
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
O governo federal diz que o INSS está falido, mas não cobra a dívida das grandes empresas como a JBS que deve ao INSS mais de um BILHÃO de reais e não paga, ao invés disso cobra do povo. O governo de Rondonia é um dos devedores do IPERON e vem com essa conversa, querendo transformar o IPERON num BERON da vida. O que pode ocorrer é sumirem com o dinheiro e o servidor aposentado ficar sem pagamento e devendo. Sempre tem gente esperta querendo nos roubar como fizeram com o extinto BERON. De jeito nenhum gove. Basta o tal do BERON que nos causou uma grande desgraça.
PORQUE NÃO COLOCAM O IPERON PARA FUNCIONAR TIPO O IPAM. ESTAMOS PAGANDO MUITO CARO PRA UNIMED
Louvavel ideia qualquer banco quer muito lucrativo p IPERON.
Bom dia! A proposta não é tão ruim assim, mas quanto a proposta de campanha, aonde, iam fazer, não sei quantas casas para os servidores estaduais?
Bom Dia Governador, não pode senhor e não.
MAIS UM DOS GRAVES DEVANEIOS DO GOVERNADOR. QUERER TRATAR O INSTITUTO COMO BANCO. COMO O ESTADO É INCOMPETENTE PARA FISCALIZAR AS OPERAÇÕES CITADAS, AO FIM ENGORDARÃO OS BOLSOS DE FIGURAS CARIMBADAS E OS SERVIDORES, SIFU.
Silvio não é questão de meter a mão no dinheiro dos aposentados e sim aplicá-lo em um sistema mais rentável. Você acha que o dinheiro que é descontado mensalmente do servidor, à título de contribuição previdenciária, fica depositado na conta-corrente do IPERON? Óbvio que não. O empréstimo com taxas justas à base de 12% (doze por cento) ao ano seria uma alternativa possível, bom para o Instituto e para o servidor.
Isso é um absurdo, não pode mexer em dinheiro de aposentadoria de servidores que trabalham a vida toda esperando a aposentadoria e o governo querendo meter a mão no dinheiro.
OPERACIONALIZAÇÃO DO EMPRESTIMO CONSGNADO : O CASO IPERON EMPRESTIMO PARA SERVIDORES SOMENTE EFETIVO EMPRESTIMO PARA SERVIDORES COM MAIS DE CINCO ANO NO CARGO VALOR DA TAXA ABAIXO DA TAXA DO MERCADO PARA ATRAIR OS SERVIDORES ENDIVIDADOS RESPONSABILIZAR O SERVIDOR QUE EMPRESTA E O SEU SINDICATO EM CASO DE EXONERAÇÃO . SE UTILIZAR DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA PARA OPERACIONALIZAR FISCALIZADA PELO IPERON REALIZAR UM LICITAÇÃO ENTRE AS INTITUIÇÃO QUE MENOR COBRAR PELO SERVIÇOS OU ADMINMSITRAR DIRETAMENTE PELO IPERON EM CINCO ANO O IPERON ESTARÁ SUPERAVITÁRIO
Bando de puxa sacos, bebem as idiotices do governador como bebem cerveja, se quer beneficiar os servidores via iperon volte a dar assistencia medica como tinha antigamente e não explorar os coitados dos servidores que estão mais de dez anos sem aumento, até porque pagamos proporcionalmente mais contribuição que o inss sem retorno e sem beneficio nemhum.
Não é possível!!! A FHC/PSDB, para agradar o Sistema Financeiro, inseriu dispositivo em Lei Federal proibindo esse tipo de operação. O Fundo de Previdência dos Servidores Públicos (poupança forçada), para investir em imóveis, é obrigado a repassar o dinheiro para os bancos (intermediadores) para que estes, ganhando juros escravagistas (óbivio!) , repassem o dinheiro para os simples mortais. Se fosse possível seria a redenção do mercado imobiliário do Estado de Rondônia. Como o governo do Golpista Michel Temer trabalha para os bancos, este quadro não mudará.
a ideias e boa mais não é original. ela pode se aplicada no que tange a emprestimo consignados mais nunca a casa propria. mais devemos ter cuidado com a operacionalização a sempre uma raposa atras de uma galinha. agora pague o que deve ao IPERON E LEMBRE-SE NÃO EXISTE PRESCRIÇÃO DE DIVIDA POIS O GESTOR É O GOVERNO.
Quero dizer que o Sr.gov. fala como se estivess falando de uma entidade financeira forte, mas quando se iperon que corta tudo o pode e o que não dos proventos dos inativos e ainda mais o aumento do desconto previdenciário deve estar bem financeiramente metendo a mão nos proventos dos aposentados só pode estar bem, ocorre porem que grande parte desse dinheiro e do aposentado abre o olho aposentados.
Louvável a ideia de Sua Excelência.
Parabéns Governador!!! Espero que essa excelente ideia se torne realidade!!! O mundo precisa de homens inteligentes e de ações!!!
Também poderia comprar os precatórios dos servidores. Com a garantia do próprio governo. Pense nisso excelência.
Gostei. Gostei muito mesmo.
É possível sim governador emprestar dinheiro ao servidor mediante desconto em folha de pagamento, com juros não superior a 1% (um por cento). Basta V.Exa. determinar a presidente do Instituto que assim o faça e que a matéria seja levada para discussão e aprovação do Conselho Superior, já que seria uma forma segura de investir os recursos do Instituto, sem a necessidade correr riscos em aplicações financeiras de longo prazo ou em títulos públicos.Vá em frente governador. O servidor estadual ficará muito agradecido, pois deixarão de ficar reféns da ganância das Instituições Financeiras do nosso País.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook