PEC do Quinquênio assombra por dispensar o teto constitucional
“O grande assombro que acontece com essa PEC é ela não ser limitada pelo teto constitucional”. É o que afirma o mestre em Direito Constitucional pela USP, Antonio Carlos de Freitas Jr.
Segundo o advogado, a proposta promove aumento “claro e concreto” sobre os gastos públicos num momento em que o governo está pressionado a atender às metas fiscais. “O grande ponto é que esse adicional não se submete ao teto regulatório previsto no artigo 37 da Constituição. Vai além do limite que a Constituição havia colocado”
Não será “seis por meia dúzia” – Para Freitas, a justificativa alegada no parecer, de que a PEC substituirá futuramente os benefícios adicionais (conhecidos como penduricalhos), não se sustenta.
“Não estamos tratando de trocar ‘seis por meia dúzia’ porque há um impacto real. O texto coloca benefícios de natureza de tempo de serviço, mas há outros benefícios que não necessariamente estão ligados ao tempo de serviço. Há outros penduricalhos”, ressalta.
“Essa questão de você incluir um benefício para, lá na frente, haver uma futura diminuição, é muito parecido com aquela famosa frase ‘na volta a gente compra’. Porque, depois, quando houver o pagamento do benefício, pode existir cumulatividade, pois não houve um dispositivo na PEC que, ao mesmo tempo, limitasse esse ponto. O teto constitucional está sendo dispensado como se a gente não tivesse em nosso País um problema de gastos públicos”
Antonio Carlos de Freitas Jr é mestre em Direito Constitucional pela USP e especialista em Direito Eleitoral.
Projeto da Prefeitura de Porto Velho promove acolhimento e dignidade para mães e bebês
Em quase de três anos, mais de 5 mil kits com itens de enxoval e higiene pessoal foram entregues às pacientes
Projeto fomenta a promoção da saúde e fortalece a política de ressocialização no sistema prisional de Rondônia
A execução do projeto acontece em parceria do Governo com diversos órgãos, para fortalecer a política de ressocialização no sistema prisional de Rondônia
Projeto Sema Itinerante levará serviços essenciais para comunidades próximas à Escola Governador Paulo Nunes Leal
Equipe de saúde animal contará com o apoio do Castramóvel para atender os pets
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook