Pedal Natal de Amor: comoção e alegria marcam a entrega de panetones para pacientes do Hospital de Amor da Amazônia
Projeto Saúde Sobre Duas Rodas, do TJRO, conciliou atividade física e ação social
Transformar a atividade física ou o lazer de final de semana em momentos de alegria a quem está longe de casa, em tratamento contra o câncer. Foi o que fizeram os participantes do Pedal Natal de Amor, promovido pelo Grupo Saúde Sobre Duas Rodas, do Tribunal de Justiça de Rondônia, sábado, 14-12. A entrega de panetones arrecadados em doação por servidores, magistrados, pessoas de outras instituições e grupos que se sensibilizaram com a iniciativa, aconteceu na Casa de Apoio do Hospital de Amor da Amazônia.
Lançada no Grupo Saúde Sobre Duas Rodas, pelo WhatsApp, a ideia da servidora Érica Mendes de Oliveira, do TJRO, teve resultados surpreendentes. A meta de arrecadar 200 panetones para distribuir entre os pacientes do ambulatório do Hospital de Amor da Amazônia – HAA, superou as expectativas, com 474 unidades, possibilitando se estender à Casa de Apoio, ao Núcleo de Apoio à Criança com Câncer - Nacc e ao projeto Tênis Para Todos, que tem como objetivo dar aulas de tênis gratuitamente para crianças de 6 a 12 anos, do Escola Estadual Orlando Freire.
Ao falar da ação do projeto Saúde Sobre Duas Rodas, o diretor da Divisão de Saúde Alex Castiel, avaliou o encerramento das atividades dos projetos da Divisão de Saúde - Disau de 2019 com saldo positivo, pois, segundo ele, "fomos vistos como nunca e tivemos todo o apoio necessário. Desenvolvemos cerca de onze projetos na área de saúde, visando sempre promover a qualidade de vida dos servidores, minimizar problemas, realizar atividades lúdicas, incentivando lazer, movimento, e criando situações para que eles se sintam mais acolhidos e desfrutem da convivência social que nem sempre é possível, especialmente entre os que trabalham em prédios diferentes. É uma oportunidade de os servidores estarem juntos e o Pedal Natal de Amor reforçou essa união, conciliando atividade física com ação social”.
Diretora administrativa do Hospital de Amor da Amazônia, Vanessa Menezes agradeceu aos participantes do Pedal Natal de Amor e lembrou a ação que o Grupo Saúde Sobre Duas Rodas realizou durante a campanha de prevenção contra o câncer de mama, Outubro Rosa, quando doaram lenços para as pacientes em tratamento.
Foi Vanessa quem pediu aos organizadores do Pedal Natal de Amor que fizessem a entrega dos panetones na Casa de Apoio, onde se alojam pacientes de outras cidades e estados que não têm condições de pagar hospedagem. “Como o Hospital só funciona de segunda a sexta, resolvemos fazer na Casa de Apoio para que as pessoas tivessem oportunidade de conhecer um pouco do trabalho voluntário desenvolvido em prol das pessoas que vêm em busca de tratamento”.
Na Casa de Apoio, o paciente do HAA permanece, na maioria dos casos, com um acompanhante, durante o período em que aguarda os procedimentos agendados pelo Hospital. O local, mantido por meio de doações, inclusive alimentação, material de limpeza e manutenção, comporta cerca de 120 pessoas.
“Eu fiquei maravilhada com o coração de doador de cada participante do Pedal Natal de Amor. São pessoas capazes de olhar, além das próprias necessidades, para o próximo, que neste caso, são pessoas que passarão o Natal longe de casa e dos familiares”, disse Vanessa Menezes, ao agradecer.
Adepta do Pedal promovido pelo Grupo Saúde Sobre Duas Rodas do TJRO, a servidora do Tribunal de Contas de Rondônia, Iarlei Ribeiro, se vestiu de mamãe-Noel para acompanhar o percurso e disse que a ação tem um impacto positivo não só para quem recebe, mas especialmente para quem faz, “porque é um momento em que a gente se doa e, com amor e carinho, leva um pouco de alegria para quem passa por momentos difíceis. Fiquei muito comovida quando percebi que a fantasia, que tem seu lado lúdico, proporcionou momentos agradáveis de descontração”.
A paciente Marilena da Silva Pinto, do Amapá, está em tratamento há dois anos e quatro meses. Fica hospedada na Casa de Apoio e desde o mês de agosto não vai em casa. Ela não tem acompanhante e disse que não é fácil estar longe da família. “Quando tem esses eventos aqui, a gente se sente muito feliz, pois preenche um pouco o tempo e conforta o coração. Além da doença do corpo, temos que cuidar dos sentimentos e, nessas horas, ter o acolhimento das pessoas de boa vontade nos ajuda a superar as dificuldades”.
Acompanhante da irmã, em tratamento há quase três meses, Ana Cleide de Carvalho, de Macapá-AP, afirma que “estar na Casa de Apoio, apesar da saudade dos que ficaram na nossa casa, é como estar em família. Fazemos muitas amizades e apoiamos uns aos outros”. Sobre a visita do Grupo Saúde Sobre Duas Rodas e a doação de panetones, Ana Cleide disse que “com ações desse tipo, até as pessoas que estão mais debilitadas se animam, não somente pelas doações, mas pelo contato com as pessoas e por saber que se lembraram de nós”.
Emocionada, a servidora Érica Oliveira disse que “é difícil descrever, com palavras, a oportunidade de participar de uma ação como o Pedal Natal de Amor. Tudo começou com um convite pelo WhatsApp, no grupo Saúde Sobre Duas Rodas, para um pedal de despedida do ano de 2019 e, de repente, as doações de panetones começaram a chegar, ultrapassaram a meta e nos permitiram, pelos números e pela generosidade das pessoas, ir além. Tenho certeza que quem ganhou mesmo foi quem doou, pois, nenhum sentimento se compara ao de ver um sorriso no rosto de quem está na luta contra o câncer”.
O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Walter Waltenberg, lembrou o início do projeto Caminhada do Judiciário, em março de 2018, que despertou o interesse dos adeptos do ciclismo e deu origem ao projeto Saúde Sobre Duas Rodas. “Nada se compara à satisfação de ver os resultados na vida das pessoas que se permitiram participar das atividades desenvolvidas pois, com simplicidade e dedicação, conquistas grandiosas foram alcançadas. Certamente o Pedal Natal de Amor permitiu uma experiência marcante, pelos valores humanos que agregou”.
Juiz amplia prazo para PRF voltar a usar radares móveis em rodovias
Advocacia-Geral da União anuncia que vai recorrer da decisão
Copinha 2020: tudo sobre o maior campeonato de base do país
Copa São Paulo de Futebol Júnior inaugura o calendário brasileiro a partir do dia 2 de janeiro
Governo descarta greve nacional de caminhoneiros
De acordo com o ministro, o governo tem mantido um excelente diálogo com a maioria da categoria
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook