Pedido de vista suspende julgamento de recurso contra governador de Rondônia
Adversário de Marcos Rocha o acusa de abusos de poder político e econômico nas Eleições 2022
Um pedido de vista apresentado pela ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Isabel Gallotti suspendeu, nesta quinta-feira (10), o julgamento de recurso contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) que rejeitou Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra Marcos Rocha e Sérgio Gonçalves da Silva, governador e vice-governador do estado. Eles foram acusados de supostos abusos de poder político e econômico nas Eleições de 2022.
Na sessão de hoje, ao apresentar voto-vista, o ministro Ramos Tavares acompanhou integralmente o entendimento do então relator, ministro Raul Araújo, e negou o recurso proposto por adversário dos dois políticos por ausência de provas robustas e suficientes. O ministro Raul Araújo não integra mais o TSE.
Ao votar, o ministro Ramos Tavares disse que não constatou a veracidade de medidas apontadas como ilícitas na Aije, como assédio político a servidores comissionados, disparo em massa de propaganda de veiculação em telemarketing e supostas irregularidades na execução dos programas Prato Fácil e Tchau Poeira. O ministro disse que os programas foram criados em anos anteriores às Eleições de 2022.
A exemplo do relator, o ministro Ramos Tavares considerou que as provas apresentadas “não demonstram nenhum traço de abusos dos poderes político e econômico que ampare minimamente a grave pretensão de cassação de mandatos”. Para ele, o exame conjunto destes fatos não revela a existência de gravidade nas circunstâncias “para macular a legitimidade do pleito eleitoral”.
Proposta pelo candidato a governador, Daniel Pereira, a Aije pede as cassações dos mandatos e as inelegibilidades do governador e do vice por práticas de indevida utilização de servidores públicos ocupantes de cargos em comissão na campanha eleitoral, compra de votos e veiculação irregular de propaganda eleitoral, entre outros delitos.
O julgamento será retomado com a apresentação do voto-vista da ministra Isabel Gallotti.
Processo relacionado: Agravo Regimental no Recurso Ordinário Eleitoral 0602008-11.2022.6.22.0000
Ministério Público deflagra operação 'Impedimentum' em Porto Velho e Ouro Preto do Oeste
As provas até então produzidas revelaram que os investigados passaram a procurar testemunhas e codenunciados na Operação Alcance II para descobrir o conteúdo dos depoimentos prestados
Dicas para Assistir às Novelas da Globo ao Vivo Grátis
Neste texto, vou compartilhar dicas valiosas para que você possa assistir às novelas da Globo ao vivo sem gastar nada
Governo de RO abre processo seletivo com 178 vagas de estágio para o Detran-RO
O Processo Seletivo contará com uma Central de Atendimento, coordenada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RO)
Comentários
Será que não? Governos sem oposição, são governos esquisitos digamos assim. Será que eleição para prefeito de Porto Velho 2024 anda acontecendo abuso do poder político por parte das duas maquinas públicas? É apenas uma pergunta. Boa noite!
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook