Pelo menos 10 bancários foram contaminados pelo coronavírus em Rondônia até o momento
Os casos que chegaram ao sindicato, até o momento, foram solucionados, principalmente aqueles em que os representantes dos bancos não queriam desinfectar as agências
Pelo menos 10 bancários testaram positivo para a covid-19 em todo o Estado até o dia de hoje, 26 de maio. Foi o que informou o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), confirmando que são, ao todo, 4 casos confirmados no Banco do Brasil, 4 no Bradesco, e 3 na Caixa, sendo um deles, um vigilante.
O presidente da entidade sindical, José Pinheiro, destaca que é importante que os bancários informem ao Sindicato, imediatamente, os casos suspeitos, ou seja, aqueles em que trabalhadores apresentem os sintomas da doença (febre, tosse seca, cansaço, dores e desconfortos, dor de garganta, diarreia, conjuntivite, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato...).
“Quando um trabalhador apresenta os primeiros sintomas da covid-19 ele é afastado e fica aguardando o resultado dos exames, que demora demais. Quando finalmente sai o resultado do exame já até passou o prazo da quarentena, do período do afastamento do trabalhador infectado. Por isso é fundamental que os bancários informem os casos imediatamente ao Sindicato, para que possamos tomar as providências junto aos representantes dos bancos no Estado e até mesmo junto à Justiça do Trabalho. O intuito prioritário do Sindicato é preservar a saúde e a vida tanto dos trabalhadores que estão nas agências – inclusive vigilantes e terceirizados – e da população em geral, considerado o alto poder de contágio do novo coronavírus”, afirmou Pinheiro.
Os casos que chegaram ao sindicato, até o momento, foram solucionados, principalmente aqueles em que os representantes dos bancos não queriam desinfectar as agências ou colocar os empregados em quarentena, descumprindo as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e colocando a vida de todos em risco.
“O Sindicato teve que acionar a Justiça do Trabalho que, por sua vez, obrigou os bancos a colocarem em quarentena, de 7 a 14 dias, todos os empregados que tiveram contato com os infectados. além de terem que desinfetar as agências por empresas especializadas”, acrescentou o presidente, que destaca ainda que os empregados que testaram positivo ou já se recuperaram ou estão se recuperando bem.
Em Rondônia, até ontem (25/5) já foram 3.268 casos confirmados, com 121 óbitos. Porto Velho continua liderando com 2.445 casos confirmados e 79 mortes, conforme boletim diário da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).
Veja abaixo a lista dos números de telefone do Sindicato:
Comunidades indígenas são beneficiadas pela Campanha SOS.RO
As doações podem ser entregues na sede social da Associação dos Membros do Ministério Público (AMPRO) que fica localizada na Rua Itália, 2263, Ipase Novo
Radiologia da FIMCA promove I Ciclo de Palestras Radiológicas online
Este será um evento gratuito, porem as inscrições são limitadas, as palestras serão transmitidas através do google meet
Resenha Política
Depois de vinte anos o Governo de Rondônia decidiu recriar a Secretaria de Estado de Obras
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook