Pesquisa cataloga principais características culturais do tradicional Festival Flor do Maracujá
O Flor do Maracujá completaria 38 anos de realização, entretanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, há dois sua programação está suspensa
Projeto de pesquisa busca catalogar principais características culturais e artísticas de um das maiores festas populares da região Norte, o Arraial Flor do Maracujá. Todos os anos, dezenas de grupos de quadrilhas e bois-bumbás de Porto Velho se preparam para o grande concurso de coreografias e toadas, principal atração do festival, que reúne ainda grande diversidade de comidas e bebidas típicas de várias regiões do país.
Desde janeiro, o comunicador Juraci Júnior e a professora Ivete de Aquino Freire, doutora em Sociedade e Culturas Contemporâneas, se debruçam em pesquisas e entrevistas com historiadores, representantes de grupos folclóricos e moradores do entorno das sedes destes grupos a fim de entender a origem do festival, as influências de outras festividades, processo de criação das narrativas das quadrilhas e bois-bumbás de acordo com a temática de cada ano, símbolos, entre outros elementos.
O Flor do Maracujá completaria 38 anos de realização, entretanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, há dois sua programação está suspensa. A primeira edição foi realizada em 1983. Para Juraci Júnior, a pesquisa é um mergulho técnico na cultura popular porto-velhense e tem como objetivo principal respeitar o saber popular e destacar o protagonismo dos personagens responsáveis por manter a tradição viva.
A análise dos dados coletados durante o trabalho será apresentada em seminário online na próxima sexta-feira (23), transmitido pelo YouTube. Não é preciso fazer inscrição para participar.
O projeto de pesquisa “Flor do Maracujá: o Saber Popular no Coração do Porto-velhense” foi contemplado no Edital nº 83/2020/SEJUCEL- CODEC - 1° Edição Alejandro Bedotti do Edital de Chamamento Público de Fomento à Cultura para Pesquisa e Desenvolvimento de Expressões Culturais. Lei Federal 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc.
Serviço:
O que: Seminário “Flor do Maracujá: o Saber Popular no Coração do Porto-velhense” para apresentação de análise de dados de pesquisa sobre o festival.
Quando: sexta-feira (12/04) às 19h30
Onde: https://www.youtube.com/JuraciCamposJr
Contato: (69) 98419-8410
Sugestão de entrevista:
-
Comunicador e pesquisador Juraci Campos Júnior
-
Professora e pesquisadora Ivete de Aquino Freire
Vacinação vs Incompetência
Na disputa de egos, a vacinação vem perdendo a luta para a incompetência. Oremos para que ocorra, logo, uma inversão no placar
Aplicação da segunda dose da vacina será em novo local
Atendimento será na Faculdade Uniron a partir de quinta-feira (22)
Semosp fará restauração da iluminação pública
O objetivo é garantir que os moradores contem com esse serviço importante para o bem estar de todos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook