Pesquisa cataloga principais características culturais do tradicional Festival Flor do Maracujá

O Flor do Maracujá completaria 38 anos de realização, entretanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, há dois sua programação está suspensa

Assessoria
Publicada em 21 de abril de 2021 às 15:12
Pesquisa cataloga principais características culturais do tradicional Festival Flor do Maracujá

Projeto de pesquisa busca catalogar principais características culturais e artísticas de um das maiores festas populares da região Norte, o Arraial Flor do Maracujá. Todos os anos, dezenas de grupos de quadrilhas e bois-bumbás de Porto Velho se preparam para o grande concurso de coreografias e toadas, principal atração do festival, que reúne ainda grande diversidade de comidas e bebidas típicas de várias regiões do país.

Desde janeiro, o comunicador Juraci Júnior e a professora Ivete de Aquino Freire, doutora em Sociedade e Culturas Contemporâneas, se debruçam em pesquisas e entrevistas com historiadores, representantes de grupos folclóricos e moradores do entorno das sedes destes grupos a fim de entender a origem do festival, as influências de outras festividades, processo de criação das narrativas das quadrilhas e bois-bumbás de acordo com a temática de cada ano, símbolos, entre outros elementos.

O Flor do Maracujá completaria 38 anos de realização, entretanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, há dois sua programação está suspensa. A primeira edição foi realizada em 1983. Para Juraci Júnior, a pesquisa é um mergulho técnico na cultura popular porto-velhense e tem como objetivo principal respeitar o saber popular e destacar o protagonismo dos personagens responsáveis por manter a tradição viva. 

A análise dos dados coletados durante o trabalho será apresentada em seminário online na próxima sexta-feira (23), transmitido pelo YouTube. Não é preciso fazer inscrição para participar.

O projeto de pesquisa “Flor do Maracujá: o Saber Popular no Coração do Porto-velhense” foi contemplado no Edital nº 83/2020/SEJUCEL- CODEC - 1° Edição Alejandro Bedotti do Edital de Chamamento Público de Fomento à Cultura para Pesquisa e Desenvolvimento de Expressões Culturais. Lei Federal 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc.

Serviço:

O que: Seminário “Flor do Maracujá: o Saber Popular no Coração do Porto-velhense” para apresentação de análise de dados de pesquisa sobre o festival.

Quando: sexta-feira (12/04) às 19h30

Onde: https://www.youtube.com/JuraciCamposJr

Contato: (69) 98419-8410

Sugestão de entrevista: 

  • Comunicador  e pesquisador Juraci Campos Júnior

  • Professora e pesquisadora Ivete de Aquino Freire

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook