Pesquisador de Rondônia conquista 1ª colocação em premiação nacional de Ciência e Tecnologia em São Paulo
A cerimônia da premiação ocorreu nesta 5ª feira, 23 de março, durante o Fórum Nacional Conpaf em São Paulo (SP)
O pesquisador Luis Francisco de Machado Pfeifer, amparado em suas pesquisas pela Fundação Rondônia (FAPERO), órgão de fomento à pesquisa do Governo de Rondônia, conquistou a 1ª colocação na premiação nacional em Ciência, Tecnologia e Inovação realizado pelo Conselho das Fundações de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e à Pesquisa em parceria institucional com o CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para incentivo à pesquisa no Brasil.
O pesquisador foi agraciado na Categoria Pesquisador(a) Inovador(a) – Inovação Para o Setor Público e engrandece, por meio do Governo de Rondônia (FAPERO), o incentivo à pesquisa e inovação tão importantes para o desenvolvimento regional e do país.
A cerimônia da premiação ocorreu nesta 5ª feira, 23 de março, durante o Fórum Nacional Conpaf em São Paulo (SP).
O objetivo da premiação é reconhecer pesquisadores que se destacaram em pesquisas, cujos resultados geraram conhecimento e contribuíram com o desenvolvimento e o bem-estar da população em geral.
Luiz Francisco Machado Pfeifer é médico veterinário, Doutor em Melhoramento e Reprodução Animal; Pós-Doc pela University of Saskatchewan (Canadá) e na UFPel/RS (Faculdade de Veterinária). Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq, Amazonpec. É amparado pela Fundação Rondônia (FAPERO) através do Programa PAP/ Universal em Ciências Agrárias.
Entre as ferramentas desenvolvidas a partir das pesquisas, destaca-se o Sagabov, dispositivo que permite ao produtor rural avaliar de forma rápida e precisa, o acabamento da carcaça dos bovinos destinados ao abate. Pfeifer desenvolveu também o Vetscore, uma ferramenta simples, formada por duas réguas, que permite ao produtor obter informações precisas sobre a condição corporal do animal e, a partir delas, selecionar animais mais adequados, resultando em maior ganho em fertilidade e produção de leite.
O Prêmio CONFAP de CT&I é uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Violência doméstica: Integrantes do MPRO debatem o tema em audiência pública na Assembleia Legislativa
O Procurador de Justiça e a Promotora Flávia Shimizu Mazzini compuseram a mesa de autoridades e fizeram uso da palavra durante o evento
Nova Lei Maria da Penha aumenta a proteção para mulheres
“A mudança deve fazer com que juízes passem a aplicar a Lei Maria da Penha sem olhar para algumas subjetividades que, muitas vezes, acabam afastando a aplicação de instrumentos de proteção da lei”, diz especialista
PGJ recebe nova Superintendente da Polícia Rodoviária Federal para tratar de parcerias entre as instituições
O Procurador-Geral de Justiça, ao lado do Chefe de Gabinete e do Secretário-Geral, respectivamente, Promotores de Justiça Alexandre Jésus de Queiroz Santiago e Dandy de Jesus Leite Borges, disse ser recíproca a ideia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook