PF cumpre mandados de prisão, busca e apreensão em terras indígenas
A investigação tem como objetivo desarticular organização criminosa instalada na região da Terra Indígena Karipuna, com atuação no distrito de União Bandeirantes, município de Porto Velho/RO
A Polícia Federal no estado de Rondônia deflagrou nesta quarta-feira (02/12/2020) a segunda fase da “Operação KAWYRA”, visando dar cumprimento a 01 (um) mandado de busca e apreensão e 01 (um) mandado de prisão preventiva expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal em Porto Velho.
A investigação tem como objetivo desarticular organização criminosa instalada na região da Terra Indígena Karipuna, com atuação no distrito de União Bandeirantes, município de Porto Velho/RO, dedicada ao desmatamento, queimadas, loteamento e comercialização ilegal de glebas no interior da Reserva Indígena, popularmente conhecida por “grilagem de terra”.
A ação de hoje visa prender um dos principais envolvidos nos crimes investigados, que poderá responder por invasão de terras da União (art. 20, Lei nº 4.947/66), desmatamento ilegal (art. 50-A, Lei nº 9.605/98), estelionato (art. 171, CP), incitação à prática de crime (art. 286, CP), bem como constituição e participação em organização criminosa (art. 2º, Lei nº 12.850/13).
O preso, após ouvido na sede da Polícia Federal, será encaminhado para o sistema prisional estadual onde permanecerá à disposição da Justiça Federal.
O termo “KAWYRA” tem origem na língua indígena Karipuna e significa “floresta”, em referência à atuação da Polícia Federal no sentido de preservar a vegetação nativa da Reserva Indígena e reprimir a atuação de grupos criminosos na região.
PRF apreende 31 quilos de maconha dentro de caminhão
Além da maconha, ainda foram apreendidos 60 comprimidos de rebite
Após encerramento das votações, 296 ocorrências são registradas
Uma arma e seis veículos foram apreendidos até o momento
Forças Armadas atuam em 40 localidades de cinco estados
No total, 5.157 militares atuam no segundo turno
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook