PF deflagra operação contra desmatamento e venda ilegal de terras públicas em Rondônia
As investigações tiveram início em fevereiro de 2021 após a veiculação pela mídia de reportagem investigativa denunciando o desmatamento e a venda de terras públicas nos Estados de Rondônia e Amazônia através de redes sociais
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (28/07/2021) a denominada Operação AMAZONIA.COM, visando o combate ao desmatamento e a venda ilegal de terras públicas por meio de redes sociais, em desacordo com as previsões e determinações legais.
As investigações tiveram início em fevereiro de 2021 após a veiculação pela mídia de reportagem investigativa denunciando o desmatamento e a venda de terras públicas nos Estados de Rondônia e Amazônia através de redes sociais por particulares, inclusive dentro de unidades de conservação e terras indígenas, regiões dentro da circunscrição da Superintendência Regional da Polícia Federal em Rondônia.
Utilizando-se de um repórter encoberto, a emissora manteve contato direto com pessoas que teriam postado anúncios ofertando a venda de terras de domínio público sem os registros necessários. Em alguns dos anúncios, os investigados anunciam a venda de imóveis rurais na região amazônica com 830 (oitocentos e trinta) hectares por valores que atingem a cifra de R$ 1.600.000,00 (um milhão e seiscentos mil reais).
Estão sendo cumpridos 06 (seis) mandados de busca expedidos pela 7ª Vara Criminal da Justiça Federal de Porto Velho/RO e pela 2ª Vara da Justiça Estadual de Machadinho d´Oeste/RO nas cidades de Porto Velho/RO, Monte Negro/RO, Cujubim/RO e Humaitá/AM visando a apreensão de documentos que tenham relação com os fatos em apuração.
Os investigados serão ouvidos pela Polícia Federal e responderão pelos crimes de estelionato (art. 171, § 3º, do Código Penal, invasão de terras da União, Estados e Municípios (art. 20 da Lei n. 4.947/66) e desmatamento em terras de domínio público (art. 50-A da Lei n. 9.605/98).
Documentário: BBC revela venda ilegal de terras na Amazônia pelo Facebook
Homem é preso após tentar quebrar porta de vidro e invadir quartos do Hospital Regional
Suspeito chegou a furtar aparelho celular de um dos pacientes
Homens que estavam em um Honda Civic são detidos com dois revolver calibre 38
Um dos detidos assumiu ser proprietário das armas, relatando que estava as negociando com uma pessoa que reside em uma propriedade rural na linha 608
Polícia Militar encerra festa clandestina com centenas de pessoas
Na confusão, populares proferiram palavras de baixo calão e xingamentos contra os militares, além de agressões físicas com garrafas, chutes, socos, rasteiras e ameaças de morte
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook