PF deflagra operação para combater crimes ambientais na RESEX Barreiro das Antas em Rondônia
Durante quatro dias, foram realizadas atividades de patrulhamento terrestre e fluvial, diuturnamente
Guajará-Mirim/RO. A Polícia Federal, em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), deflagrou, entre os dias 10 e 13/5, a Operação Yapo, para prevenção e repressão a crimes ambientais na Reserva Extrativista – RESEX Barreiro das Antas, em Guajará-Mirim/RO.
O objetivo principal foi combater o desmatamento, a pesca e a caça ilegais no interior da RESEX.
O acesso à RESEX Barreiro das Antas é feito apenas por via fluvial, em média sete horas de deslocamento em embarcação por meio dos rios Mamoré, Pacaás e Novo, com vários trechos de difícil navegação, localizada a cerca de 100 km da sede de Guajará-Mirim.
Foram percorridos cerca de 300 km por via fluvial, dos quais 100 km na área abrangida pela RESEX, e realizados patrulhamentos terrestres e fluviais, inclusive em período noturno.
Durante a ação, foram instaladas oito placas de sinalização, a fim de demarcar os limites da Unidade de Conservação e advertir sobre as principais vedações, como caça, pesca e extração de produtos florestais sem autorização.
Criada em 2001 e com uma área de 106.198 hectares, a RESEX Barreiro das Antas é uma das cindo Unidades de Conservação Federais situadas em Guajará-Mirim (além dela, o município conta com as RESEXs Rio Ouro Preto e Rio Cautário e com os Parques Nacionais Serra da Cutia e Pacaás Novos).
O nome da operação “Yapo” significa “barro” em língua indígena e faz alusão aos barreiros que existem na RESEX. Também conhecidos como salinas, barreiros são locais que concentram naturalmente minerais no solo, atraindo, para seu consumo, diversos animais silvestres, como antas e cervídeos.
PRF participa da Operação Audácia II em Porto Velho/RO
O objetivo principal da operação é cumprir 29 mandados de busca e apreensão
Ex-presidiário morto e comerciante ferido em tiroteio
A Polícia Civil já iniciou as investigações para apurar os detalhes do caso e identificar o responsável pelos disparos
PM recupera veículo furtado escondido em matagal
Com base nessas informações, os militares do Grupamento PM do Vale do Paraíso prontamente se dirigiram ao local indicado, onde encontraram a motocicleta Honda NXR 160 Bros
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook