Pilar da economia, agricultor tem reconhecimento da Prefeitura de Porto Velho

Município reafirma compromisso com os pequenos produtores agrícolas

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Publicada em 28 de julho de 2021 às 10:20

Dos pequenos agricultores vêm uma parte significativa da economia do municípioDos pequenos agricultores vêm uma parte significativa da economia do município

Um dos principais pilares da economia local, o agricultor tem o reconhecimento da Prefeitura de Porto Velho, pelo que representa para a capital, sobretudo na produção dos alimentos. No Dia do Agricultor, celebrado neste 28 de julho, o município reafirma o compromisso de contribuir para que o homem e a mulher do campo sejam valorizados.

Das mãos de quem cultiva vegetais, hortaliças e frutas vêm uma parte significativa da economia do município. E para este personagem, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Semagric) trabalha para dar suporte e garantir que este setor siga evoluindo tanto em produtividade quanto em qualidade.

O compromisso do poder público municipal com o fortalecimento da agricultura está nos vários programas executados pela Semagric, a principal parceira do setor.

TRANSPORTE

Luiz Cláudio, secretário da SemagricLuiz Cláudio, secretário da Semagric

As iniciativas foram elencadas por Luiz Cláudio, secretário da Semagric. Ele destacou a recuperação de estradas vicinais, que servem para o escoamento da produção, com aproximadamente 7 mil quilômetros revitalizados, além dos programas de incentivo.“

Temos o Pró-café, que já distribuiu mais de 2 milhões de mudas; o Pro-calcário, que transporta este importante insumo das jazidas até as propriedades rurais em parceria com o pequeno agricultor”, apontou Luiz Cláudio.

Ele explica que igualmente importante para estimular a produção agrícola são os investimentos com a mecanização agrícola, com tratores de pneus, e o programa de agroindústria.

“A Prefeitura de Porto Velho incentiva a diversificação da produção na agricultura familiar para que sejam mais amplas as opções de renda. O agricultor tem apoio integral do prefeito Hildon Chaves”, assinalou o secretário.

Sistema de Inspeção Municipal certifica as agroindústrias e empresas Sistema de Inspeção Municipal certifica as agroindústrias e empresas

Outra forma de incentivo à qualidade na produção agrícola, segundo Luiz Cláudio, é o funcionamento adequado do Sistema de Inspeção Municipal (Sim), que certifica as agroindústrias e empresas que trabalham com manipulação de alimentos na área animal.

Ao parabenizar os agricultores, Luiz Cláudio lembrou que a população também é beneficiada com os incentivos do município, pois tem acesso a produtos frescos e de qualidade nas feiras livres que acontecem praticamente todos os dias.

Segundo ele, os produtos saem direto das lavouras para a venda direta ao consumidor. “Transportamos a produção dos pequenos agricultores para as feiras livres e para o Mercado do Produtor, aproximamos quem produz de quem compra”, concluiu.

Texto: Renata Beccária
Foto: Wesley Pontes, Leandro Morais e Semagric

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook