Pit stop no centro de Porto Velho buscou conscientizar sobre a tuberculose
Público deve se atentar aos sintomas e fazer o tratamento completo
Nem a chuva que caiu no final da tarde de quinta-feira (24) impediu a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de realizar um pit stop e distribuir materiais explicativos em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A ação ocorreu no cruzamento das avenidas Sete de Setembro com Campos Sales.
Ação ocorreu em cruzamento estratégico na região central de Porto Velho
“Nosso intuito é mobilizar a população em relação a importância de que todo sintomático respiratório com tosse por mais de três semanas deve ir ao posto de saúde mais próximo de casa para fazer o exame de escarro, que vai diagnosticar se está ou não com a tuberculose. Além disso, ressaltar que a tuberculose tem cura e o remédio tem distribuição gratuita”, destacou a diretora do Departamento de Controle da Tuberculose da Semusa, Nilda de Oliveira.
Sempre que o semáforo parava o fluxo de veículos, uma equipe entrava em cena exibindo faixas e cartazes com frases chamando a atenção do público para a necessidade do cuidado e controle da tuberculose. Enquanto isso, outras equipes entregavam panfletos explicativos e uma revista aos condutores e pedestres. A ação também ocorreu dentro dos ônibus coletivos com distribuição aos passageiros.
“Temos uma revistinha bem didática explicando o que é tuberculose e quais os cuidados que estamos distribuindo. Ressaltamos que todas as unidades de saúde do município também estão fazendo atividades alusivas à data. Tuberculose tem cura, mas é preciso fazer o tratamento até o final”, completou Nilda de Oliveira.
Após o diagnóstico, o tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas.
Material de orientação sobre a tuberculose foi distribuído à população
SINTOMAS
Os principais sintomas da tuberculose são a tosse seca ou com catarro por três semanas ou mais, falta de apetite, febre leve no final da tarde, fraqueza, desânimo e perda de peso. Em caso de uma situação mais avançada da doença, a pessoa sente falta de ar e pode escarrar sangue.
PARCERIA
O agente municipal de trânsito, Felipe Batista, explicou que a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), por meio do Departamento de Fiscalização de Trânsito, além da atribuição obrigatória que é fiscalizar o trânsito como um todo, também trabalha com campanhas educativas.
“Nosso apoio aqui é exatamente na organização do trânsito para que a equipe da Semusa possa trabalhar com total segurança e tranquilidade e, desta forma, evitar qualquer tipo de incidente”, afirmou.
IMPORTÂNCIA
Para a dona de casa Maria da Paixão, o trabalho de informação e conscientização é de fundamental importância. “Essa ação é importante porque muita gente desconhece os sintomas da doença e não sabe como tratar. A pessoa tendo ciência, toma os cuidados, pode se prevenir e, caso contraia a doença, pode tratar cedo”, comentou.
Somente no último ano, mais de 420 casos de tuberculose foram notificados em Porto Velho. Quanto mais cedo diagnosticado, maiores são as chances de cura e bem-estar do paciente pós-tratamento.
Pit stop no centro de Porto Velho buscou conscientizar sobre a tuberculose
Aposentadoria por doenças na coluna com valor integral
Se você contribui ou contribuiu para a previdência e sofre com alguma doença de coluna, entenda quais direitos você terá no INSS, porque é possível até mesmo se aposentar e ter esse benefício no valor integral
Estão abertas as inscrições para o 2º Prêmio Literário Máquina de Contos
Três autores inéditos terão seus contos publicados, além de receberem uma premiação de R$ 2 mil
Serviços de recapeamento contemplam rua Petrolina
Cerca de 900 metros da via passam por recuperação asfáltica
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook