PL da deputada Cláudia de Jesus visa eliminar taxas de vistoria para veículos novos
Proposta busca proteger os consumidores contra cobranças desnecessárias na compra
Projeto abrange as concessionárias, empresas de vistoria e órgãos de trânsito em todo o estado (Foto: Governo do estado de Rondônia)
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou um Projeto de Lei 376/2024, que tem como objetivo proibir a cobrança de taxas de vistoria para veículos novos na saída da concessionária, antes da emissão da documentação necessária. Este projeto abrange as concessionárias, empresas de vistoria e órgãos de trânsito em todo o estado de Rondônia, com o intuito de proteger os consumidores de despesas consideradas injustificadas.
Cláudia de Jesus argumenta que a vistoria, como previsto pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), deve ter finalidades específicas que não se aplicam a veículos novos, os quais já possuem os equipamentos exigidos e estão em perfeito estado para circulação. Segundo ela, a prática atual impõe gastos desnecessários aos consumidores, contrariando até mesmo a portaria do Detran nº 2.599, de 25 de maio de 2015, que não prevê tal exigência para veículos novos.
"A cobrança de taxas de vistoria para veículos novos é um ônus injusto aos consumidores. Nosso projeto busca garantir que a aquisição de veículos novos em Rondônia seja mais justa e eliminar custos adicionais desnecessários," destacou a deputada. O projeto segue pela Casa de Leis para análise das comissões da Casa.
Marcelo Cruz destina 30 toneladas de calcário para Alto Paraíso
Solenidade ocorreu no escritório regional da Emater no município, atendendo solicitação do vereador Paulo Cesar Bergantin
Mulheres no Parlamento: conheça a atuação das deputadas estaduais em prol das rondonienses
Atualmente, cinco mulheres estão no exercício do mandato
Cleitinho questiona julgamento do STF sobre descriminalização do porte de drogas
Ele ressaltou que a maconha não é legalizada no país, enfatizando que não é possível adquiri-la em locais como supermercados ou farmácias
Comentários
Verdade, se é novo vai vistoriar o que? Quando o proprietário descobre um defeito no carro posterior, o DETRAN não é responsável, então para que vistoriar carro novo?
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook