Plenário da Câmara aprova o fim do nepotismo no Ipam

Eis aí um assunto de relevante interesse social, cuja apreciação vem sendo postergada já faz alguns anos.

Valdemir Caldas
Publicada em 18 de dezembro de 2018 às 08:53
Plenário da Câmara aprova o fim do nepotismo no Ipam

(*) Valdemir Caldas

O plenário da Câmara Municipal de Porto Velho deu um passo muito importante, na tarde desta segunda-feira 17, ainda que a medida se restrinja apenas ao Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Município de Porto Velho – IPAM, aprovando, em duas votações – a primeira, em Sessão Ordinária, e a segunda, em Sessão Extraordinária, por dezoito votos favoráveis e duas ausências de plenário -, o Projeto de Lei Complementar nº. 1.035/2018, de autoria da vereadora Ellis Regina, do PC do B, que proíbe a nomeação para o exercício de cargo em comissão, no Ipam, de servidores oriundos de outros órgãos da federação, como também de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, dos ocupantes do cargo de Conselheiro de Previdência.

A Câmara poderia ter avançado mais, no sentido de aprovar uma Emenda à Lei Orgânica extinguindo o nepotismo na administração municipal, como fez a Câmara Municipal de Vilhena e tantas outras espalhadas pelo Brasil afora. Eis aí um assunto de relevante interesse social, cuja apreciação vem sendo postergada já faz alguns anos. E repare que o Ministério Público de Rondônia tem feito das tripas coração para extirpar esse cancro do serviço público, mas não tem sido tarefa fácil.

Agora, o Projeto vai ao prefeito Hildon Chaves, a quem cabe à prerrogativa de sancioná-lo ou vetá-lo. É provável que ele siga o caminho do veto, como tem feito com quase tudo que a Câmara aprova. Mas, aí, compete à Câmara derrubar o veto e promulgar a Lei. Se isso acontecer, o prefeito terá de exonerar os atuais ocupantes de cargos em comissão, nas condições acima descritas, imediatamente, como manda o parágrafo único da LC.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook