Polícia Civil em Rondônia elucida 60% dos casos de homicídios no ano de 2017

Dos 515 homicídios registrados ao longo do ano de 2017, cerca de 309 foram solucionados no Estado.

pcrocomunicacao
Publicada em 23 de abril de 2018 às 17:03
Polícia Civil em Rondônia elucida 60% dos casos de homicídios no ano de 2017

A Polícia Civil do Estado de Rondônia apresentou na semana passada a estatística de homicídios ocorridos no Estado nos últimos dois anos. Em 2016, foram registradas 565 homicídios, sendo elucidados cerca de 57%. Já em 2017, foram registrados 515 homicídios, sendo elucidados cerca de 60% dos casos pela Polícia Civil. Vale ressaltar que dos 361 homicídios registrados no interior, ao longo do ano de 2017, 229 foram solucionados, registrando assim 63,4% de elucidação. Na Capital, dos 154 homicídios registrados em 2017, 80 deles foram solucionados, registrando 51,9% de casos elucidados.

De acordo com o Delegado da Polícia Civil e Diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), Arismar Araújo, os números apresentados demonstram parte do trabalho realizado pela Polícia Civil nos casos de crimes contra a vida, tendo índice de elucidação acima dos registros nacionais. “A Polícia Civil de Rondônia tem uma política bastante definida e objetiva na apuração de crimes contra a vida. Nós estamos especializando as equipes no interior do Estado e nas cidades de grande porte. Temos um serviço pericial de boa qualidade, mas o diferencial é o interesse dos policiais em fazer um excelente trabalho juntamente com os delegados”, afirmou Arismar.

O Delegado da Polícia Civil revela ainda a importância das denúncias anônimas que ajudam no trabalho da polícia para chegar até os autores de homicídios. “Há uma confiabilidade com a população o que aumenta o fluxo de informações para a Polícia Civil e isso tem mostrado seus resultados. A Polícia sempre conta com a ajuda da população e do empenho das equipes com os trabalhos técnicos para chegar até os autores de homicídio”, destacou.

Sobre o perfil das vítimas, Arismar Araújo disse que durante o trabalho desenvolvido em 2016 e 2017, foram constatados que 75% dessas vítimas de homicídio estavam envolvidas com o uso ou com tráfico de drogas. “A questão do tráfico tem uma influência muito grande em relação aos crimes de homicídio em Rondônia e não descartamos também brigas entre facções criminosas para ficar com áreas de venda de drogas. Constatamos também que 15% dos crimes de homicídios no interior são praticados por menores”, esclareceu.

Vale salientar que o aumento da produtividade da Polícia Civil no esclarecimento dos crimes de homicídios é reflexo da instalação de Delegacias Especializadas no Interior do Estado proposto pela gestão atual da Polícia Civil. "A política de especialização em alguns municípios vem se mostrando corretíssima e essa experiência é algo que Rondônia pode compartilhar com os demais estados", comenta Arismar.

O Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado de Rondônia, Eliseu Muller, explica que a ideia de implementar as Delegacias Especializadas no interior é garantir resultados eficientes em crimes considerados graves para a sociedade. "Constituímos delegacias especializadas nos crimes contra a vida em Vilhena, Ji-Paraná e Cacoal, nestes municípios, já é possível visualizar os reflexos positivos desta iniciativa de gestão. Em breve, novas unidades de delegacias especializadas serão implantadas", disse Eliseu.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook