Polícia Civil - há 85 dias não é registrado homicídio na região da Ponta do Abunã

No ano de 2020 foram presas 44 pessoas apontadas pelas investigações como envolvidas em crimes contra vida e tráfico de entorpecente

Assessoria
Publicada em 04 de fevereiro de 2021 às 15:33
Polícia Civil - há 85 dias não é registrado homicídio na região da Ponta do Abunã

O Delegado de Polícia ODAIR ROBERTO DE ALMEIDA, titular da delegacia de Extrema, informou que desde o dia 10 de novembro de 2020 não foi registrado nenhum homicídio na circunscrição da Delegacia de Extrema (9 Delegacia de Polícia), que abrange toda a “ponta do Abunã” (Distrito de Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia).

 O dado é uma vitória na redução da criminalidade na região 

No ano de 2020 foram presas 44 pessoas apontadas pelas investigações como envolvidas em crimes contra vida e tráfico de entorpecente. Este  número expressivo deve-se também a atuação incisiva da Polícia Civil, incluindo ao grupo coordenado pela Delegada Keity Mota Soares, que, à  frente de uma das equipes da Operação Hórus - V.I.G.I.A (Ministério da Justiça, SESDEC -RO), vem prestando apoio na solução de crimes ococrridos naquela região.

Antes dos trabalhos realizados,  a média de homicídios era de 2,6 mês, o número no ano de 2020 passou para 1,9 mês, ou seja, dez vidas poupadas e mudança na qualidade de vida dos cidadãos, estimados em 13.807habitantes  (IBGE), que passaram a confiar mais na polícia,  deixando de carregar o medo da impunidade.  

Deve-se destacar as diversas Operações desencadeadas desde o ano de 2019,  quando o Departamento de Polícia Metropolitana(DEPOM) e Direção Geral de Polícia Civil(DGPC) voltaram  a atenção ao aumento de crimes de homicídios praticados por membros de “facções” e por disputas de terra.

A Delegada KEITY MOTA ressalta a importância da inclusão daquela região na Operação Hórus (Operação de âmbito Nacional que,  juntamente com as Secretarias dos estados,  veem combatendo os crimes nas regiões de fronteira), sendo também essencial a atuação em parceria com a Polícia Militar, que,  de forma integrada, participou de ações que resultaram em prisões e apreensões de drogas, armas e munições. 

Por fim, o delegado ODAIR informa outro dado a se comemorar: os furtos  reduziram pela metade no ano de 2020, quando  foram registrados 112 em comparação com o ano de 2019 ( 212), tudo reflexo do bom trabalho desenvolvido.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook