Polícia Federal deflagra operação contra extração irregular de madeira da Floresta Amazônica
Operação Fake Wood apura fraude que causou mais de R$ 15 milhões de dano
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (25/11/2021) a OPERAÇÃO FAKE WOOD visando desarticular esquema de fraude ao Sistema Oficial de Controle de madeiras extraídas da Floresta Amazônica.
Estão sendo cumpridos 04 mandados de busca e apreensão em Vista Alegre do Abunã/RO por determinação da Justiça Federal de Porto Velho/RO. Os mandados são em desfavor de madeireiras e pessoas físicas, e, além disso, a Justiça Federal também determinou sequestro e bloqueio de bens dos investigados até o montante de R$ 15.802.668,25 (quinze milhões e oitocentos e dois mil e seiscentos e sessenta e oito reais e vinte e cinco centavos), valor estimado por Peritos Federais como representativo do dano causado.
Também houve a determinação pelo Juízo da suspensão das atividades econômicas das madeireiras envolvidas pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias. Todos os órgãos de controle, IBAMA, SEDAM, SEFIN e Receita Federal, receberam notificação emitida pelo Juiz do caso para que promovam o efetivo cumprimento da decisão judicial que determinou a suspensão.
Segundo as investigações, os criminosos constituem empresas fictícias para burlar o SISDOF, mediante registros de transações fictícias de compra e venda de madeiras, com o único objetivo de obter saldo virtual para “cobrir” a comercialização das madeiras extraídas em local proibido, conferindo aparência lícita ao produto para o consumidor final.
O caso envolve a prática dos crimes de organização criminosa, lavagem de capitais, falsidade ideológica, receptação e transporte ilegal de produto florestal cujas penas somadas podem chegar a até 28 anos de reclusão e as madeireiras podem ser definitivamente encerradas por sentença judicial.
O nome da Operação se refere às madeiras ilícitas que foram tornadas “legais” pelo esquema criminoso.
PF cumpre mandado de busca e apreensão e encontra fotos e vídeos de exploração sexual infantil
No interior das residências, a Polícia Federal apreendeu equipamentos eletrônicos que estariam sendo utilizados na prática das condutas criminosas
'Operação Enem 2021' segue esquema de segurança na 2ª fase do Exame Nacional de Ensino Médio que acontece domingo, 28
Em nível estadual, a Sesdec é responsável pelo planejamento, coordenação, e execução integrada das atividades operacionais, através dos seus órgãos vinculados
PMRO intensifica patrulhamento e realiza prisão de 3 suspeitos por tráfico de drogas
Indagado sobre a procedência da droga o suspeito informou que havia comprado no prédio da antiga Sucam e apontou o possível autor da venda dos entorpecentes
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook