Polícia Federal realiza operação contra garimpo ilegal no Rio Madeira/AM
Ação coordenada pelo Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia) resultou na destruição de dragas utilizadas para mineração ilegal entre os municípios de Manicoré e Humaitá
Equipes integradas por policiais federais, policiais rodoviários federais e agentes da Força Nacional de Segurança Pública cumpriram, na manhã desta segunda-feira (15/9), ordem judicial expedida pela Justiça Federal do Amazonas para a destruição de dragas utilizadas no garimpo ilegal no Rio Madeira.
A operação ocorre no leito do rio, entre os municípios de Manicoré e Humaitá/AM. A ação integra os trabalhos desenvolvidos pela Polícia Federal desde 2023 no combate à mineração ilegal na região. Neste ano, a novidade é a atuação coordenada entre diferentes forças de segurança pública, coordenadas pelo Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), e o Poder Judiciário.
Servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) acompanham a operação, adotando providências quanto às condições precárias de trabalho a que são submetidos os trabalhadores encontrados nas balsas.
Até o momento (12h05), já foram destruídas 71 dragas no estado do Amazonas. Os dados referentes ao estado de Rondônia ainda estão em consolidação.
Atendimento à Imprensa – Operação Boiúna
Data: 15 de setembro de 2025 – 17h
Local: CCPI Amazônia – Rua das Juremas, 96 - Dom Pedro, Manaus/AM, 69040-290
Representantes da Polícia Federal disponíveis para entrevistas:
DPF Paulo Henrique – Coordenador do CCPI
DPF Rafael Grummt – Chefe da Delegacia de Meio Ambiente da SR/AM
PF faz operação contra tráfico e lavagem de dinheiro
Operação Inceptio cumpre mandados em seis estados e determina bloqueio de mais de R$ 130 milhões
BPA apreende armas e munições na Operação Verde Rondônia
A ação ocorreu por volta das 17h10min, após alerta de ocorrência de queimada em uma área rural situada no Ramal Izaura, Linha 632, município de Candeias do Jamari
Polícia Civil de RO incinera quase 1 tonelada de drogas
A destruição dos entorpecentes representa um importante passo no enfrentamento ao tráfico de drogas




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook