Porto Velho participa de estudo epidemiológico sobre a prevalência nacional de infecção pelo HPV
Estudo quer avaliar o impacto da vacinação contra o HPV no Brasil
Na capital a pesquisa é executada pela Semusa em quatro unidades polos
A Prefeitura de Porto Velho está participando do Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional de Infecção pelo HPV: POP-Brasil 2, realizado pelo Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul. Na capital rondoniense a pesquisa é executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em quatro unidades polos: Agenor de Carvalho, Caladinho, Ronaldo Aragão e José Adelino.
O estudo tem como principal objetivo avaliar o impacto da vacinação contra o HPV no Brasil, uma doença infecciosa associada ao desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, especialmente de colo uterino e de orofaringe.
A primeira fase começou em 2018, antes da imunização contra o HPV ter início no país. A segunda fase aconteceu em maio deste ano e segue em andamento. O público alvo são pessoas de 16 a 25 anos de idade. O projeto tem duração de um ano.
A pesquisa consiste na coleta de dados mediante entrevistas realizadas por profissionais de saúde treinados, onde acontece também uma coleta de material genital e anal e outra de sangue para a realização de testes de anticorpos específicos contra os tipos de HPV incluídos na vacina.
Com isso, o levantamento final irá fornecer informações importantes para o planejamento de ações e direcionamento da vacinação contra o HPV no Brasil. Tais informações são imprescindíveis para a projeção da eliminação do câncer de colo uterino, proposta pela Organização Mundial da Saúde, por isso a Semusa faz um apelo para que a população busque as unidades polos da pesquisa e participe do projeto.
FIERO, 36 anos de fundação, lutas e conquistas para a indústria rondoniense
Thomé lembra que a FIERO tem garantido a Rondônia os benefícios e os serviços oferecidos pelas casas que formam seus braços sociais, SESI, SENAI e IEL
Cremero inicia preparativos para mês do médico
Ao todo, são dez tipos de comendas que mudam de acordo com o tempo de graduação
Estudo de ONG aponta melhores deputados e senadores de Rondônia na legislatura 2019-2022
Levantamento da plataforma Ranking dos Políticos monitora todos os parlamentares do Congresso Nacional e os classifica em notas de 0 a 10 conforme desempenho em três quesitos: combate à corrupção, aos privilégios e aos desperdícios
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook