Porto Velho presente ao Encontro de Secretários de Meio Ambiente

O tema desta edição vai ao encontro das práticas sustentáveis que a Sema vem promovendo

Comdecom
Publicada em 06 de novembro de 2019 às 15:55
Porto Velho presente ao Encontro de Secretários de Meio Ambiente

O XVII Encontro Nacional de Secretários de Meio Ambiente- CB27 das capitais brasileiras, que acontece até esta quarta-feira (6), em Recife (PE), conta com a participação de Porto Velho, por meio do subsecretário da Sema, Alexandro Miranda Pincer.

O tema do evento, desta edição, é “Energia Sustentável e Acessível nas Capitais”. O objetivo do Encontro é promover a discussão acerca do financiamento de projetos e iniciativas de eficiência energética nas edificações públicas e privadas, de energia sustentável no transporte e de novas tecnologias.

“É uma oportunidade para conhecermos experiências bem-sucedidas e boas práticas para a implementação de projetos de energia entre as cidades e juntos criarmos conexões entre atores públicos e privados para identificar oportunidades de cooperação e apoio multilateral”, disse Alexandro.

O secretário destaca ainda que o tema deste ano vai ao encontro das ações que a Prefeitura de Porto Velho, através da Sema, vem realizando. "O prefeito Hildon Chaves vem, desde o início desta gestão, nos recomendando que priorizemos ações e projetos de cunho sustentável. E estamos avançando muito. Uma das nossas iniciativas que vem chamando a atenção é a instalação de placas solares no Parque Natural. Quando iniciarmos o uso delas vamos economizar mais de 80% em nossa conta de luz. É economia e energia limpa", relatou.

Participam do Encontro Nacional dirigentes das pastas responsáveis pelo meio ambiente nas prefeituras das 26 capitais brasileiras e no governo do Distrito Federal, secretários de Meio Ambiente dos municípios da região de Pernambuco, Estado anfitrião do evento, gestores públicos Municipais e Estaduais envolvidos no planejamento urbano, bancos, financiadores e representantes de instituições parceiras e convidadas.

Ainda de acordo com Alexandro Miranda, desde 2012, foram mais de 16 Encontros Nacionais e 17 Encontros Regionais, além de visitas técnicas e missões internacionais para compartilhamento de experiências. “No ano passado, Porto Velho sediou l Encontro do Fórum de ‘Cidades Quentes’, fruto dos debates estabelecidos no XIV Encontro Nacional do Fórum CB27, realizado em Teresina (PI)”, destacou.

CB27

O CB27 foi criado durante o processo de preparação das cidades brasileiras para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em maio de 2012. Desde sua fundação, o CB27 conta com apoio institucional e financeiro da Fundação Konrad Adenauer Brasil.

Em 2017, o ICLEI, que já vinha acompanhando o desenvolvimento do Fórum desde o início, oficializou a parceria com a KAS Brasil para contribuir com a curadoria de conteúdo e o fortalecimento institucional do grupo. A parceria com ambas as organizações é fundamental para o planejamento estratégico e a realização dos encontros do Fórum CB27.

Para além das trocas de experiências e apoio mútuo entre as secretarias das capitais brasileiras, o CB27 permite (e fortalece) o diálogo com o governo federal, por meio da participação em órgãos de governança federais e estaduais, como por exemplo a Comissão Tripartite Nacional de Meio Ambiente.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook