Porto Velho realiza o 'Dia D' de imunização contra a poliomielite e multivacinação
Campanha segue até o dia 9 de setembro em unidades de saúde da capital
Município tem reforçado a importância da imunização contra a poliomielite
Como parte da mobilização nacional, a Prefeitura de Porto Velho promoveu, no último sábado (20), o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. A ação busca ampliar a cobertura vacinal com a imunização de crianças de 1 a 5 anos contra o vírus da poliomielite e com a atualização do cartão de vacina para crianças e adolescentes com até 15 anos de idade.
Conforme preconiza o Ministério da Saúde (MS), a campanha também é voltada às pessoas de todas as idades que ainda não foram vacinadas contra a covid-19 ou que ainda não completaram o esquema vacinal com a 1º,2º,3º ou 4º dose.
“Hoje é o dia que o Brasil todo para e todas as unidades, em todos os municípios, abrem as portas para oportunizar as doses e fazer com que as pessoas possam ir até uma unidade de saúde para tomar a vacina”, disse Eliana Pasini, titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
O “Dia D”, que acontece em todo o país, está sendo realizado simultaneamente em 18 unidades de saúde da capital, das 8h às 17h, e no Porto Velho Shopping, das 14h às 19h. A campanha também acontece nos distritos.
Ação foi oportunidade de atualizar a carteira de vacinação
De acordo com a Divisão de Imunização, do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Semusa, a estratégia adotada pelo Ministério da Saúde é a imunização de rebanho. A ideia central do plano é formar uma corrente de pessoas imunizadas a fim de evitar a circulação do vírus da poliomielite no Brasil.
“O vírus da poliomielite voltou a ser uma preocupação nacional, mas não temos nenhum caso registrado da doença em Porto Velho e esperamos continuar assim. Então, toda criança, independente do calendário vacinal estar completo ou não, vai receber a dose contra pólio hoje para podermos conseguir fortalecer a imunidade de rebanho”, destacou a gerente de imunização, Elizeth Gomes.
Ainda de acordo com a Divisão de Imunização da Semusa, em Porto Velho cerca de 55 mil crianças estão aptas a receberem a vacina contra o vírus.
Regina Jacaúna, de 63 anos, é moradora do bairro Cuniã, na zona Leste. Ela aproveitou a ação para levar os netos Nícolas e Breno Jacaúna para serem vacinados na Unidade de Saúde da Família Pedacinho de Chão, no bairro Embratel.
Vagner Galhardo garantiu imunização do filho durante o Dia D
“É muito importante que as famílias tragam suas crianças para tomar a vacina, é uma forma de cuidar e proteger eles contra esse vírus que acabou entrando de novo no Brasil depois de muito tempo. Por isso, faço questão de participar porque é muito importante para a vida deles”, ressaltou a idosa.
Vagner Galhardo, de 46 anos, também aproveitou a campanha para tomar a vacina contra covid-19 na companhia do filho Miguel, que também recebeu a dose de proteção contra a poliomielite.
“Uma campanha como essa é fundamental porque previne do risco de contrair a doença. Com a vacinação nós enfraquecemos também a proliferação do vírus, evitando que outras pessoas se contaminem”, disse o morador do bairro Rio Madeira.
O “Dia D” é o ápice da campanha nacional que começou no início de agosto e vai até o dia 9 de setembro em todo o país. Quem não compareceu durante a ação pode procurar uma das unidades de saúde do município ou o Porto Velho Shopping até o dia 9 de setembro para ser imunizado.
Setores que não possuem cobertura de uma unidade de saúde receberão ações itinerantes com uma unidade móvel de saúde, como a que aconteceu no Residencial Morar Melhor e que vai acontecer no Residencial Orgulho do Madeira nos próximos dias.
Porto Velho realiza o “Dia D” de imunização contra a poliomielite e multivacinação
Chamamento público a fornecedores de alimentos no campus de Porto Velho
As inscrições são gratuitas e os selecionados não pagarão taxas de aluguel
Ex-vigilante da Caixa é condenado, em júri federal, por matar auxiliar de limpeza em agência de São Paulo
A pedido do próprio MPF, réu teve pena abrandada por ter cometido o crime sob violenta emoção, logo após injusta provocação da vítima
TSE atende pedido do MP Eleitoral para suspender repasse de verbas públicas para campanha de Roberto Jefferson
Decisão foi em ação ajuizada pelo vice-PGE que contesta registro de candidatura do político para o cargo de presidente da República
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook