Porto Velho tem trabalhos selecionados para a Mostra Nacional ‘Brasil, aqui tem SUS’

No total, foram inscritas 36 experiências em saúde e seis trabalhos de Rondônia foram selecionados

Texto: Taís Botelho Foto: Semusa
Publicada em 15 de maio de 2023 às 08:46
Porto Velho tem trabalhos selecionados para a Mostra Nacional ‘Brasil, aqui tem SUS’

Dez projetos desenvolvidos dentro da Semusa foram apresentados durante a mostra

Dez projetos desenvolvidos dentro da Semusa foram apresentados durante a mostra

Duas servidoras da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho tiveram seus trabalhos selecionados para participar da 18ª Mostra "Brasil, aqui tem SUS", promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O evento acontece entre os dias 16 e 19 de julho, em Goiânia (GO) e reúne participantes de todo o Brasil.

Os projetos foram apresentados durante a IV Mostra "Rondônia, aqui tem SUS", organizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Rondônia (Cosems). O encontro reuniu gestores e profissionais da saúde de todos os municípios do estado, para divulgar e dar espaço às iniciativas de saúde pública desenvolvidas em Rondônia.

No total, foram inscritas e divulgadas 36 experiências em saúde e seis trabalhos foram selecionados para serem apresentados durante a 18ª Mostra "Brasil, aqui tem SUS". Porto Velho ficou com o quarto e quinto lugar, respectivamente, com os temas "Qualificação de dados sobre sífilis congênita no município de Porto Velho nos anos de 2020 a 2022", de autoria da médica Ethianne Channan de Oliveira Bastos, e ‘Planifica SUS: avanços e desafios na implantação dos micro e macroprocessos na Unidade de Saúde da Família Ronaldo Aragão’, escrito pela enfermeira Geortania Araújo Freire Santos e por Francisco Lurdevanhe, gerente da USF Ronaldo Aragão.

A enfermeira Geortania Freire, que trabalha há 12 anos na USF Ronaldo Aragão, explicou que o Planifica SUS é um projeto executado em parceria com o Hospital Albert Einstein, que tem o papel de apoiar a Semusa na organização dos processos de trabalho da unidade de saúde.

“O objetivo do trabalho foi compartilhar o quanto nossa unidade evoluiu com o Planifica SUS, melhorou o acesso, a gestão do cuidado e principalmente a qualidade da assistência ao usuário. É muito gratificante trabalhar com esse projeto, pois além dos desafios, o melhor são os avanços ocorridos nos nossos processos de trabalho”, destacou a enfermeira.

DESTAQUE

Foram inscritas e divulgadas 36 experiências em saúde e seis trabalhos selecionados para serem apresentados

Foram inscritas e divulgadas 36 experiências em saúde e seis trabalhos selecionados para serem apresentados

Ao todo, dez projetos desenvolvidos dentro da Semusa foram apresentados durante a mostra. Oito deles foram escritos por servidores do Departamento de Vigilância em Saúde, que atua com a análise permanente da situação de saúde da população porto-velhense, desenvolvendo um conjunto de medidas capazes de vigiar, diminuir e prevenir, controlar e/ou eliminar riscos e danos à saúde da população.

“Estou muito orgulhosa, pois sabemos o quanto é importante o trabalho desses técnicos no departamento e o quanto o resultado dessas experiências trazem o fortalecimento na promoção da saúde da nossa população. Parabéns a todos que participaram, todas as experiências inscritas representando o departamento foram elaboradas e apresentadas com maestria”, afirmou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Geisa Brasil.

CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS TRABALHOS INSCRITOS POR SERVIDORES DO MUNICÍPIO:

Humanização com atendimento itinerante - campanha outubro rosa 2022 . Autor: Mara Benedicta de Rezende Monte Correia

Integração ensino-serviço:experiência exitosa entre município e universidade. Autor: Ethianne Channan de Oliveira Bastos.

Fortalecimento das ações de prevenção combinada e cuidado contínuo das IST em Porto Velho. Autor: Daniele Silva de Souza.

Vigilância em saúde de Porto Velho em combate a pandemia do COVID-19: relato de experiência.. Autor: Josaine Leila Almeida.

Vacinação antirrábica animal nas residências para tutores que tenham mais de dez animais. Autor: Edson Neves da Cruz.

Busca ativa de casos de hanseníase na fase pós-pandêmica, em unidades de saúde de Porto Velho. Autor: Albanete Araujo de Almeida Mendonça.

Qualificação de dados sobre sífilis congênita no município de Porto Velho nos anos de 2020 a 2022 Autor: Ethianne Channan de Oliveira Bastos - Classificado.

Busca ativa de casos de hanseníase pós subnotificação causada pela pandemia COVID-19, em Porto Velho. Autor: Albanete Araujo de Almeida Mendonça.

Planifica SUS: avanços e desafios na implantação dos micro e macroprocessos na USF Ronaldo Aragão. Autor: Geortania Araújo Freire Santos - Classificado.

Internações hospitalares por gastroenterites em uma capital da amazônia: um panorama epidemiológico. Autor: Albanete Araujo de Almeida Mendonça.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook