Prefeito foi surpreendido com a devassa na SEMED?

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, foi rápido no gatilho na hora de assinar o decreto exonerando o Secretário Municipal de Educação, apanhando em erro pela Polícia Federal.

Valdemir Caldas
Publicada em 01 de junho de 2018 às 09:37

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, foi rápido no gatilho na hora de assinar o decreto exonerando o Secretário Municipal de Educação, apanhando em erro pela Polícia Federal. Certo o prefeito! Em ocasiões como essa, não tem esse negócio de amigo-do-peito, aliado, correligionário ou coisa do gênero. Manda o bom-senso que se coloque de lado os laços sanguíneos ou de amizade e solte a corda da guilhotina. Infelizmente, não se observou a mesma rapidez na hora de mandar apurar as irregularidades, apontadas pela Controladoria Geral da União.

Talvez Sua Excelência tivesse evitado que a boiada arrebentasse a cerca e causasse um prejuízo enorme aos contribuintes municipais, colocando em xeque a imagem proba de sua administração. E pretender subestimar a inteligência alheia, portanto, dizer que o prefeito foi surpreendido com a devassa na SEMED. Surpresa, meu caro, ficou a população. Esta, sim, tomou o susto danado.

E agora? Bem, agora que a manada está solta no pasto, cabe reparar os estragos, reforçar o cercado e reconduzi-la ao curral. Já disse mais de uma vez, aqui mesmo deste espaço, que a prevenção e o combate a certas condutas delituosas só terá êxito se endereçado às origens dos fatos.

Não se alcançará resultado algum, no combate à corrupção, se infratores permanecerem imunes à ação da polícia e da Justiça. Mas não é isso o que pensam algumas autoridades da República. Pela segunda vez, o ministro do STF, Gilmar Mendes, mandou soltar Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto, acusado de ser o operador do PSDB no esquema de propina investigado pela Operação Lava Jato, apesar de a Procuradoria Geral ter apresentado provas robustas contra o empresário. É preciso diferenciar entre cidadão e bandido. Este não pode gozar do conceito que gozam os bons cidadãos.

Nesses tempos de Lava Jato muito se tem falado a propósito da generalizada corrupção de costumes, que afeta a sociedade brasileira, desde a embutida nas novelas de televisão, até as práticas que permeiam os diversos escalões governamentais, nas diferentes esferas de poder. Diante disso, o mínimo que se poderia esperar do prefeito era que escancarasse mesmo as portas da prefeitura aos organismos de investigação.

Paralelo a isso, precisa o dirigente municipal introduzir mecanismos operacionais que impeçam a repetição da conduta apontada, tão lesiva não somente a imagem de sua administração, como também e, principalmente, ao patrimônio público, ao qual cabe ao prefeito preservar.

Comentários

  • 1
    image
    j paulo 01/06/2018

    O prefeito de porto velho tá ferrado se não fizer um limpa na sua administração que já está cheia de corruptos e ainda tá enxertada até com pessoal da quadrilha petista, dai todas essas operações e denúncias. Por falar em curral, o prefeito tá cercado de pilantras, desde as velhas raposas de seu partido com interesse políticos e querem surrupiar os cofres do município para bancar suas campanhas eleitorais, até a infiltração de petista q atuaram ativamente na quadrilha do sobrinho, tem ex secretários, adjuntos, comissionados que só querem passar a mão no cofre, chegam de mansinho, parecendo que vão resolver todos os males da administração e dão o bote, seus assessores inclusive os partidários, não sabem nada de administração, na verdade tudo que dizem vem de orientação dos terceiros interesseiros, são apenas os leva e traz desses oportunistas, e o prefeito confia muito dai o cara se aproveita pra ficar dando pitaco e fazendo indicação de pessoas “chaves” digo, fake, para atuar na surdina, todos sabem que o prefeito não é o chefe dessa quadrilha, mas ainda tem tempo para impedir que ela tome de vez conta de sua administração. Essa operação ciranda não vai parar nessa historinha de renovação de contrato, falta de colete salva vidas e bla bla bla não, o próprio delegado falou que a cgu fez seu trabalho, mas eles usaram outras técnicas de investigação, então vem chumbo grosso por ai, fatos novos e obscuros já dentro da atual administração. Prefeito tenha coragem, tome as rédeas da prefeitura e se livre dessa cambada urgentemente. Tá em tempo, basta saber quem faz as indicações dessas figurinhas do mal, seu assessorzinho partidário fica encarregado de lhe convencer quanto a “capacidade técnica” dessas catitas indicada pelo bando. O senhor falou que não é politico, mas se pretende seguir uma carreira politica, já pode ser tarde demais

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook