Prefeito Isaú Fonseca recebe homenagem do povo Gavião na RRSI

O reconhecimento foi pelo apoio à cultura e tradições indígenas

Texto: Jairo Ardull Fotos: Marcelo Morais
Publicada em 25 de maio de 2023 às 15:40
Prefeito Isaú Fonseca recebe homenagem do povo Gavião na RRSI

Membros do povo indígena Gavião da Terra Indígena Igarapé Lourdes prestaram uma homenagem ao prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (União Brasil), durante a 10ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI) por valorização e divulgação das tradições e cultura nativa pelos canais oficiais do município. 

Isaú Fonseca foi recebido com dança e canto por integrantes da etnia gavião durante a abertura do “Espaço Indígena”, instalado na RRSI para divulgação do artesanato e costumes dos povos Arurá, Tupari (Alta Floresta do Oeste), Arara, Gavião (Ji-Paraná) e Oronao (Guajará-Mirim). 

“Foi a forma que o povo Gavião de dizer que está grato pelo reconhecimento que ele e o Arara passaram e a ter nossa administração. Recebo essa homenagem com a responsabilidade de continuar apoiando as tradições, costumes e também a infraestrutura de acesso à Terra Indígena Igarapé Lourdes”, admitiu o prefeito de Ji-Paraná.  

De acordo com o líder indígena, Josias Gavião, a homenagem ao prefeito foi pelo apoio e serviços que a Prefeitura de Ji-Paraná presta à comunidade.  “Hoje, temos alguém que nos ouve. Nossas estradas estão recuperadas. Para nós, isso é muito importante ter uma pessoa que se preocupa com os povos indígenas”, frisou. 

De 21 a 23 de abril de 2023, a prefeitura promoveu a 1ª Olimpíadas Indígenas de Ji-Paraná, disputada no período de 21 a 23 de abril. A competição reuniu mais 400 representantes (atletas e comissões técnicas) dos povos Arara (Ji-Paraná), Gavião (Ji-Paraná), Zoró (Mato Grosso), Cinta Larga (Espigão do Oeste), Suruí (Mato Grosso) e Tupari (Alta Floresta do Oeste).

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook