Prefeitura autoriza a realização de feiras livres
Feirantes se reuniram com o vice-prefeito, Joaquim Teixeira
A Prefeitura de Ji-Paraná autorizou a retomada das atividades das feiras livres da rua Dom Augusto, às quintas-feiras, e da avenida Brasil, aos domingos, das 6h às 12h. O vice-prefeito, Joaquim Teixeira (MDB), se reuniu com os feirantes e ouviu as necessidades dos pequenos produtores do município.
“Nós entendemos que cada feirante tem as suas despesas e que eles precisam trabalhar nessas feiras. O prefeito Isaú Fonseca é um camarada trabalhador, que entende a situação dos trabalhadores, e achou por bem liberar as feiras na quinta e no domingo”, declarou Joaquim Teixeira.
O Decreto Municipal N.° 14.381 determina que as barracas tenham espaçamento de cinco metros umas das outras, com a presença máxima de dois feirantes por banca, sendo um responsável exclusivamente pelo serviço de caixa.
A recomendação do decreto é de que os trabalhadores tenham idade inferior a 60 anos e que não estejam apresentando sintomas do novo coronavírus (Covid-19), como febre, tosse seca, mal-estar e coriza.
Os feirantes também devem implantar uma fita de isolamento que impeça os consumidores de se aproximarem a menos de um metro dos produtos expostos, de forma que somente os trabalhadores manuseiem as mercadorias.
O decreto proíbe a instalação de área de recreação ou brinquedos, a degustação e consumo no local de comidas e bebidas, assim como a experimentação de bijuterias e outros objetos corporais, para evitar a disseminação do vírus por meio dos utensílios e alimentos servidos, evitando também a aglomeração de consumidores.
Os feirantes deverão disponibilizar álcool 70% e adotar medidas de higiene das barracas, como a limpeza das bancas, utensílios e produtos comercializados, inclusive na montagem e desmontagem das barracas, no início e fim das feiras livres.
Os consumidores precisam manter a distância mínima de dois metros uns para os outros e todos deverão utilizar máscaras, seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e do Ministério da Saúde.
O vice-prefeito de Ji-Paraná ressaltou que o município passa por um momento muito delicado e que cada morador deve fazer seu papel, cuidando não só de si, mas também de todas as pessoas que estão à sua volta.
“Peço para que as pessoas também sejam rápidas. Comprem suas verduras, compre o produto que foi buscar na feira e volte para casa, para que não tenha aglomeração. Assim ele estará cuidando dele mesmo, do feirante e cuidando da família que ficou em casa. Esse momento em que estamos vivendo é um momento de cuidar um do outro”, pediu Joaquim Teixeira.
Governo gasta R$ 50 milhões em campanha por vacinação sabotada por Bolsonaro
Terá duração de 6 meses. Mas, além de um governante negacionista, o País tem dificuldades até para a importação de insumos com o objetivo de produzir vacinas. Um dos motivos é a crise diplomática com a China. Também enfrenta um racha com governos estaduais
PL apoiado por bolsonaristas propõe menos poder a governadores em relação a forças policiais
A proposta prevê a criação de uma patente de general na PM, assim como muda o processo de escolha dos comandantes. Atualmente, os cargos são decididos por governadores
Embaixador chinês vai acelerar tramitação de insumos de vacina da covid para o Brasil, afirma Maia
Dificuldade de o Brasil obter insumos chineses para fabricação da vacina ocorre após diversos ataques do governo Bolsonaro contra o país por parte, principalmente, de Eduardo Bolsonaro e Ernesto Araújo
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook