Prefeitura capacita profissionais da Atenção Básica para atendimento de casos de HIV/Aids em Porto Velho
Especialistas orientam sobre diagnóstico e tratamento aos usuários do SUS
Evento discutirá diagnóstico e acolhimento a pacientes soropositivos
Como parte da programação relacionada à campanha Dezembro Vermelho, a Prefeitura de Porto Velho realizará, na quarta-feira (8), no auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremero), uma capacitação para profissionais da Atenção Primária com o tema: “A vida é mais forte que a Aids”. Especialistas participarão orientando equipes que atuam na Atenção Básica da saúde no município.
“Com esta capacitação estamos fortalecendo as ações de prevenção no serviço de Atenção Básica, oferecendo maior cobertura e acessibilidade dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) à prevenção, diagnóstico e tratamento oportuno ao HIV”, explica a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Eliana Pasini.
Na capacitação, será mostrada como a Prefeitura está fortalecendo a oferta de ações de prevenção combinada, como uso de preservativo e testagem regular para o HIV, manejo da infecção pelo HIV na Atenção Básica, além da realização de testes rápidos, conforme as políticas do Departamento das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), do HIV/Aids e das Hepatites Virais.
Serão abordados temas como autoteste de HIV/diagnóstico por teste rápido na atenção básica, Profilaxia Pré-exposição (PREP) e Profilaxia Pós-exposição (PEP), abordagem ao paciente convivendo com HIV e profilaxia de transmissão vertical.
Os palestrantes serão: Sérgio Basano, pós-graduado em Medicina pela PUC/São Paulo e médico do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Porto Velho; Marcos Alexandre, graduado em medicina e enfermagem e servidor no Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Porto Velho; Maiara Soares, médica, gerente técnica do SAE; Marcuce Antônio Miranda dos Santos, enfermeiro, especialista em saúde da família, doutor em saúde e ambiente pela Unir.
Salas de aula vão substituir contêineres onde são ministradas as aulas
O projeto foi aprovado por unanimidade e segue para sanção do Executivo
Atualização do WhatsApp permite mensagens temporárias como padrão
Novidade já estava presente desde agosto em arquivos de mídia
Comissão do Senado aprova PL para estabilizar preço dos combustíveis
Projeto de lei visa amortecer impacto de aumentos do petróleo no país
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook