Prefeitura cobra planejamento em obras de esgoto sanitário
Intervenções estão acontecendo nas principais avenidas do 2ºdistrito
O Prefeito Joaquim Teixeira (PL), convocou na quinta-feira (5), reunião em seu gabinete com representantes do Departamento Estadual de Estradas Rodagem e Transportes (DER) e Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp) para cobrar celeridade nos trabalhos de implantação da rede de esgotamento sanitário em Ji-Paraná. Nas últimas semanas, as principais avenidas do 2º distrito estão passando pelo serviço de escavação.
Com mão de obra executada por meio de empresa terceirizada, o processo de escavação de valas para a colocação dos tubos está acontecendo simultaneamente em pontos da avenida Brasil, Manoel Franco, Aracaju e Edson Lima do Nascimento (Linha 94). As intervenções vêm causando grandes transtornos para o comércio e população, que sofre para conseguir rota livre até seus destinos.
Durante a reunião, foi estabelecido um Termo de Cooperação (TC), entre a Prefeitura de Ji-Paraná e o Governo de Rondônia, para a recomposição da pavimentação de ruas e avenidas cortadas. A empresa contratada abre a vala, coloca a tubulação e uma primeira camada de terra. O Governo do Estado fiscaliza os trabalhos através do Seosp.
A equipe do DER, juntamente com servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), aplica nova camada de pedras e faz a compactação do solo. Finalizando as ações, é aplicada nova camada de rejeito, que é novamente compactado e coberto com a pavimentação a base de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).
A preocupação do Prefeito Joaquim Teixeira é quanto ao número de vias de grandes fluxos sendo escavadas ao mesmo tempo, a demora na liberação das vias, além da péssima qualidade no trabalho de restauração da malha asfáltica. “A obra é das mais importante para a saúde da nossa população, mas é preciso que haja planejamento nas ações e maior comprometimento de forma a evitar tantos transtornos a nossa cidade", cobrou.
O projeto de esgotamento sanitário de Ji-Paraná tem cerca de 400 km de extensão e prevê ainda a construção de estações de tratamento de efluentes (ETE), estações de bombeamento e oito lagoas para contenção de dejetos.
Com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o valor para a implantação da rede de esgoto é de aproximadamente R$ 200 milhões. Em cerca de um ano e meio de trabalhos realizados pela empresa responsável pelas obras, já foram executados mais de 145 km de rede coletora na cidade.
Nota de repúdio ao programa Pânico da Jovem Pan
As declarações homofóbicas dos integrantes do programa desrespeitam não somente os policiais que sacrificam a saúde para atuar no sistema, mas também todos aqueles que perderam a vida por cumprirem sua função
Qual a importância da participação dos pais na escolha do kit escolar?
Neste contexto, a participação dos pais desempenha um papel crucial, pois sua influência vai além de simplesmente adquirir os itens necessários
Estabelecimentos comerciais são alvos de operação de combate ao furto de energia em Porto Velho
Várias prisões por fraude de energia elétrica já foram realizadas este ano
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook