Prefeitura conclui ciclo de reuniões setoriais que antecedem construção do PPA, LDO e LOA
Informações técnicas e manifestações da população farão parte do plano para o próximo quadriênio
Nos documentos estão definidos os projetos e programa que a Prefeitura executará
Gestores e técnicos das secretarias municipais apresentaram os trabalhos que norteiam a elaboração do Plano Plurianual (PPA), Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) de Porto Velho. Nos documentos estão definidos os projetos e programas, objetivos e metas que a Prefeitura executará no quadriênio 2022-2025.
Diversos encontros foram realizados até esta etapa. A população teve a oportunidade de indicar suas prioridades durante audiências públicas.
A compilação dos anseios da população, após a realização das audiências públicas, foi realizada por técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog).
Segundo o secretário da Sempog, Luiz Guilherme Erse, para desenvolver os projetos do PPA, da LDO e da LOA foi elaborado um modelo de sistematização do processo de planejamento institucional e programático da Prefeitura.
Fabricio Jurado destacou o empenho do prefeito em desburocratizar os processos
“A essência é o método desenvolvido pelo grupo de trabalho, que facilita a estruturação do Plano. Com isso, temos o aperfeiçoamento da sistematização das ações e eixos previstos no Plano de Governo integrados ao Plano Diretor do município”, disse. Luiz Guilherme Erse acrescentou que só após este processo torna-se possível a alocação de recursos para que as ações possam ser viabilizadas.
Luiz Guilherme lembrou ainda que o trabalho leva em conta o aspecto intrainstitucional, que visa a melhoria constante da gestão para que possa dar materialidade às intenções do Governo e o que a sociedade quer.
Ao participar da reunião, Fabricio Jurado, Secretário Geral de Governo, destacou o empenho do prefeito Hildon Chaves em desburocratizar os processos para facilitar a relação do poder público com todos os setores. “Temos uma estrutura montada para a integração das propostas. O trabalho desenvolvido durante os últimos meses facilitará a relação com as outras secretarias e com os outros poderes”, acentuou.O prazo para o encaminhamento das propostas é 30 de setembro
ORGANIZAÇÃO
Até o fim de agosto, todas as secretarias devem inserir no Sistema Municipal de Planejamento (Simplag) informações sobre os programas e ações previstas para os próximos quatro anos, com metas e indicadores. Após este processo, será feita a consolidação dos dados para a elaboração das minutas de Projeto de Lei do PPA.
PRAZO
O prazo para o encaminhamento das propostas do PPA, LDO e LOA para apreciação e votação na Câmara Municipal é 30 de setembro de 2021. Depois de aprovados, serão sancionados pelo prefeito Hildon Chaves.
Texto: Etiene Gonçalves
Foto: Wesley Pontes
Governo vai regularizar 13 mil lotes rurais em 28 municípios de Rondônia com apoio do Incra
Governo de Rondônia está realizando visitas de trabalho em 28 municípios do Estado, capacitando servidores municipais e cadastrando milhares de produtores rurais
Município apresenta alternativas às queimadas na agricultura
Informações foram levadas aos agricultores da Ponta do Abunã, durante o movimento Acampamento Verde
SEMUSA está realizando Cadastro para Cirurgias de Catarata
Para realizar o cadastro será obrigatória a apresentação dos documentos pessoais, como RG, CPF, Cartão do SUS e um comprovante de residência
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook