Prefeitura construirá leito de secagem na lagoa de tratamento de esgoto do SAAE
Com a construção do leito de secagem, no momento da limpeza, a água será canalizada para outros reservatórios e, posteriormente, voltará para a lagoa de origem para novamente ser tratada e devolvida para a natureza
A prática do lançamento de resíduos de qualquer natureza no meio ambiente é coibida pela lei CONAMA Nº 430/11 do Ministério do Meio Ambiente.
A Prefeitura de Cacoal analisando os parâmetros de acordo com a resolução mencionada identificou-se a necessidade de projetar um sistema de secagem para retirada dos resíduos de terra e areia (lodo) da lagoa de tratamento de esgoto do Serviço de Água e Esgoto (SAAE).
A lagoa de tratamento de esgotamento sanitário possui uma capacidade de 194,95 m3 , e uma área de 811,50 m², com 104 km de rede atendendo 72% do município, que inclui residências e comércios de Cacoal.
Com a construção do leito de secagem, no momento da limpeza, a água será canalizada para outros reservatórios e, posteriormente, voltará para a lagoa de origem para novamente ser tratada e devolvida para a natureza. O lodo retirado passará pelo processo de secagem para ser descartado adequadamente, podendo ser usado também na agricultura como adubo.
Será contratada uma empresa especializada para realizar a obra de construção do leito de secagem e terá um custo total de R$ 220.000,00 mil reais, oriundos de aplicações financeiras da obra de esgotamento da bacia C e é proveniente de recursos do Governo Federal por intermédio da Caixa Econômica Federal.
A abertura da licitação será dia 10 de junho de 2020.
IBGE estima que 4,37% dos domicílios rondonienses estejam em aglomerados subnormais
Isto é o que mostra a estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (19)
Amdepro parabeniza defensoras e defensores públicos pelo Dia da Defensora e do Defensor Público
“Em nome de toda a diretoria da Amdepro, quero parabenizar todas e todos os colegas, em especial às defensoras e defensores públicos do estado de Rondônia, que diariamente cumprem a sua missão constitucional com excelência e altivez
Reeducandos em Rondônia produzem máscaras para combate e prevenção do coronavírus
Treze presídios do Estado estão confeccionando máscaras e até o momento foram feitas aproximadamente 57 mil unidades, promovendo a reinserção social de homens e mulheres
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook