Prefeitura de Porto Velho e Ifro discutem projetos durante a 11ª Rondônia Rural Show
Iniciativa visa estabelecer ações nas áreas de regularização fundiária e assistência social
Um dos principais temas da reunião foi o projeto GeoRondônia
A Prefeitura de Porto Velho e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) deram um passo para firmar mais uma parceria e fortalecer a cooperação em projetos entre as duas instituições. Na tarde de terça-feira (21), durante a 11ª edição da Rondônia Rural Show, o prefeito Hildon Chaves se reuniu com professores, técnicos e alunos do Ifro para discutir ações voltadas para as áreas de regularização fundiária e assistência social.
Um dos principais temas da reunião foi o projeto GeoRondônia, desenvolvido pelo Ifro em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) desde 2021. O GeoRondônia tem facilitado a entrega de títulos de imóveis a milhares de famílias que vivem na zona rural, garantindo cidadania e segurança jurídica aos assentados. O projeto envolve atividades de georreferenciamento, Supervisão Ocupacional e Cadastro Ambiental Rural (CAR) em áreas de Projetos de Assentamento e Glebas Federais em Rondônia.
A proposta discutida durante a Rondônia Rural Show é expandir o GeoRondônia para a zona urbana, abrangendo diversos municípios do estado, incluindo Porto Velho. De acordo com Márcia Tesser, diretora de Programas e Projetos do Ifro, a implantação do projeto na capital deve viabilizar a entrega de títulos a mais famílias.
Reunião ocorreu na tarde de terça-feira (21), durante a 11ª edição da Rondônia Rural Show
“Por meio da regularização é que a gente consegue titular o proprietário do imóvel, para que ele também tenha acesso a outras políticas públicas que fica limitado por não ter o documento da terra, ou da residência. Esse projeto em parceria com o Incra tem um pouco mais de dois anos e a gente vai atender 42 municípios. A previsão é de 25 mil famílias atendidas em parceria com o Incra, mas o GeoRondônia é específico para a parte rural, então o nosso diálogo tem sido no sentido de trazer também isso para a parte urbana que também é uma necessidade”, explicou Márcia Tesser, diretora de Programas e Projetos do Ifro.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Outro projeto apresentado durante a reunião é o treinamento dos conselheiros tutelares, promovido pelo Ifro através da formação continuada “Escola de Conselhos de Rondônia”, que capacita esses profissionais, e promove um ambiente interativo com a troca de experiências entre os conselheiros eleitos em todo o estado de Rondônia. A capacitação é 100% gratuita, com certificação do Ifro, e a próxima turma está prevista para começar em agosto, formando a quarta turma de conselheiros.
“O Instituto Federal de Rondônia é um tradicional parceiro do município de Porto Velho. Nós abraçamos essa ideia e acreditamos no potencial dessa união para desenvolver a cidade e nossos profissionais, trazendo cada vez mais vantagens para os moradores de Porto Velho, que ganharão em regularização fundiária, área de suma importância para o município, e terão conselheiros capacitados para assegurar a assistência social das nossas crianças e adolescentes”, compartilhou Hildon Chaves, prefeito de Porto Velho.
Marcelo Carvalho destaca expansão do varejo e lazer em Porto Velho no seminário em São Paulo
Copresidente da Ancar Ivanhoe, Marcelo Carvalho, apresenta o impacto do Porto Velho Shopping na economia local e as novas oportunidades de investimento
Geração de empregos e potencial exportador de Porto Velho é debatido em evento na Fiesp
Mário Gazin destaca a importância da exportação, a geração de empregos e as oportunidades de investimento em Porto Velho e Rondônia
ATENÇÃO MEI! Tem multa de 20% se atrasar a Declaração Anual
Esteja atento às datas e procedimentos necessários para se manter em conformidade com as exigências do MEI
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook