Prefeitura de Porto Velho oferece acompanhamento para os portadores de pressão alta
Mais de 28 mil pessoas estão cadastradas no programa que trabalha prevenção, acompanhamento e tratamento da doença
Mais de 28 mil hipertensos são cadastradas para o acompanhamento na rede municipal
Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser os sinais de hipertensão arterial, popularmente conhecida como “pressão alta”. Para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença, foi instituído no Brasil o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, lembrado em 26 de abril.
Em Porto Velho, o Programa Hiperdia atende de forma humanizada os pacientes hipertensos e diabéticos com ações focadas na prevenção, acompanhamento e tratamento dessas doenças.
Somente de hipertensos são mais de 28 mil pessoas cadastradas que fazem o acompanhamento nas unidades básicas de saúde, oferecido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
O acolhimento para este público consiste em consulta clínica, exames, monitoramento e atividades em grupos que realizam orientações sobre a mudança dos hábitos alimentares, prática de exercícios físicos para ter mais qualidade de vida, palestras sobre assuntos diversos voltados à saúde, manuseio de medicamentos, entre outros assuntos.
Programa Hiperdia atende de forma humanizada os pacientes hipertensos e diabéticos
Soraya Dalboni, coordenadora do Programa Hiperdia e subgerente do Núcleo Doenças Agravos não Transmissíveis, explica que “devido a pandemia da covid-19, as atividades em grupo nas unidades de saúde ficaram suspensas por um período, mas estão sendo retomadas gradativamente, inclusive com a agenda voltada ao hiperdia que geralmente ocorre uma vez no mês”.
A coordenadora do programa também alerta que os pacientes cadastrados no Programa Hiperdia precisam fazer o acompanhamento médico pelo menos a cada três meses. É importante que essa consulta seja realizada na mesma unidade de saúde onde é atendido regularmente.
“É uma espécie de consulta de rotina onde o médico vai verificar se o medicamento prescrito está fazendo o efeito esperado, se o paciente está seguindo as orientações médicas, como a condição de saúde está evoluindo e mais uma série de medidas que precisam ser seguidas com regularidade”, explica a profissional.
Equipe do Hiperdia realiza atividades em grupo nas unidades
O que é Hipertensão Arterial (pressão alta)?
É uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg.
Entre os principais fatores de risco estão a hereditariedade, obesidade, sedentarismo, alcoolismo, cigarro, stress, fatores socioeconômicos e consumo exagerado de sal, o que torna fundamental alertar sobre as medidas de mudança no estilo de vida.
Como diagnosticar a Hipertensão Arterial?
Todas as pessoas podem se tornar hipertensas, apesar de ser mais comum nos adultos e idosos. Muitas vezes, a Hipertensão Arterial não apresenta sintomas, e muitos descobrem a doença somente quando aparece uma das complicações. Dessa forma, é recomendada a aferição da pressão arterial, e o diagnóstico de hipertensão deve ser confirmado pelo médico.
Quais são os sintomas da hipertensão?
A Hipertensão Arterial pode ser silenciosa. Podem aparecer sintomas vagos, como dor de cabeça, tonturas, cansaço, enjoos, falta de ar.
O controle da pressão pode ocorrer com o uso adequado dos medicamentos prescritos e mantendo uma alimentação saudável, praticando atividades físicas, entre outras orientações médicas.
Integrantes do MPRO assumem cadeiras na Academia de História Militar Forte Príncipe da Beira
Em sua fala, o Procurador de Justiça Edmilson José de Matos Fonseca enfatizou a satisfação em ingressar na Academia ao fazer um resumo de seus 40 anos de Ministério Público
Desinteresse e defasagem das aprendizagens são os principais desafios na educação de Rondônia, segundo docentes
A pesquisa, fruto da parceria entre o Itaú Social, Todos Pela Educação, Instituto Península e Profissão Docente, ouviu mais de 6,7 mil professores de escolas públicas de todo o Brasil
Distrito de União Bandeirantes recebe projeto Rua de Lazer e Cidadania
Atividades aconteceram em parceria com o Projeto Tenda Família Cidadã
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook