Conselho Fiscal do Iperon contribui para gestão dos recursos previdenciários do Estado

Segundo o presidente do Conselho Fiscal, Antônio Germano, em 2022 houve vários pontos de melhoria no Instituto em razão das interações feitas nas reuniões “Pode-se destacar a aproximação ocorrida entre o Conselho Fiscal e a Auditoria Interna"

Texto: Jéssie Dias Fotos: Arquivo Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 26 de abril de 2023 às 14:35
Conselho Fiscal do Iperon contribui para gestão dos recursos previdenciários do Estado

Reunião extraordinária do Conselho Fiscal

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia – Iperon, é o Órgão Gestor dos recursos do Regime Próprio de Previdência do Estado de Rondônia e possui uma estrutura de governança formada por Órgãos Deliberativos tais como o Conselho Fiscal, Conselho Superior, Conselho de Administração, Comitê de Investimentos e Diretoria Executiva.

O Conselho Fiscal é responsável por zelar pela gestão econômico-financeira do Iperon destacando ações como examinar balanços anuais, balancetes e demais atos de gestão; emitir parecer sobre prestações de contas anuais da Unidade Gestora do Regime de Próprio de Previdência Social – RPPS; e opinar sobre os relatórios mensais de acompanhamento da rentabilidade e da gestão de riscos realizadas na aplicação dos recursos previdenciários. Recentemente, o Conselho Fiscal analisou a avaliação atuarial realizada por uma empresa especializada nestes serviços e contratada pelo Iperon. Esta avaliação é feita a partir de cálculos atuariais, realizados com base na relação entre os recursos financeiros existentes na conta do Instituo, na projeção destes recursos financeiros para um determinado tempo futuro; e na capacidade que estes recursos terão de pagar benefícios previdenciários que existirão no futuro.

Para o governador  de Rondônia, Marcos Rocha, a aprovação da avaliação atuarial, realizada pelo Conselho Fiscal, contribui para dar maior segurança e transparência ao Governo Estadual na gestão dos recursos públicos e à sociedade.

O Conselho Fiscal é composto por oito membros, sendo dois deles indicados pelo Chefe do Poder Executivo estadual, dois indicados mediante decisão do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas e Defensoria Pública e quatro representantes dos servidores públicos ativos ou aposentados.

Segundo o presidente do Conselho Fiscal, Antônio Germano, em 2022 houve vários pontos de melhoria no Instituto em razão das interações feitas nas reuniões “Pode-se destacar a aproximação ocorrida entre o Conselho Fiscal e a Auditoria Interna, a melhor organização do setor de Ouvidoria e a disposição da autarquia em diminuir o prazo de duração dos processos”, destaca o conselheiro.

Com reuniões mensais, as atas dos Conselhos estão disponíveis no site do Instituto como forma de transparência e informação, também está disponível o relatório de atividades do Conselho Fiscal do ano de 2022.

Comentários

  • 1
    image
    edgard alves feitosa 27/04/2023

    gostaria de um esclarecimento sobre o ponto: "Pode-se destacar a aproximação ocorrida entre o Conselho Fiscal e a Auditoria Interna"; não se conheciam , ou tinham ouvido falar que existiam, mas estavam em espaços longínquos ???? o Conselho Fiscal e a Auditoria Interna, que antes não tinham aproximação, como trocavam informações, uma vez que são órgãos imprescindíveis para análise das condições financeiras do IPERON??? provavelmente, como antes não havia essa "aproximação", tal fato deve ser a causa dos "déficits" do IPERON; não deixa de ser estranho que Presidência do IPERON, Conselho Fiscal (com quatro representantes Sindicais), Auditoria Interna, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, tão longínquos, que para "sanar" o IPERON, tiveram que escalpelar os servidores públicos, aumentando suas contribuições 14%; rogamos que com essa abençoada aproximação a saúde financeira do IPERON não necessite mais escalpelar os servidores, e os aposentados e os que vão se aposentar tenham tranquilidade.......

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

O DIA NA HISTÓRIA 26 DE ABRIL!

O DIA NA HISTÓRIA 26 DE ABRIL!

1991 – Fracassa a campanha preventiva à cólera em Porto Velho: até os telefones disponibilizados para as pessoas se informarem da doença não funcionam