Prefeitura de Porto Velho vai debater a saúde mental no ambiente de trabalho
Evento será voltado aos chefes imediatos e às gerências de RH
Psicólogo Lucas Emanuel explica que o evento será dividido em três etapas
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Administração (Semad), tem desenvolvido ações e programas, visando oferecer atenção e cuidados com a saúde mental dos servidores municipais, oferecendo o suporte com uma equipe composta por psicólogos e assistentes sociais, além de projetos de apoio psicossocial disponibilizados de forma contínua.
Com a finalidade de discutir a necessidade de um acompanhamento da saúde mental e de se debater o tema, a Divisão de Apoio Psicossocial da Semad realizará no próximo dia 29, das 8h às 12h, no auditório da Escola do Legislativo, o evento “Saúde mental no Ambiente de Trabalho: prevenção, apoio e manejo em situações difíceis”.
"Estamos completando dois anos de implantação do Plantão Psicológico, então, por determinação do secretário da Semad, Alexey da Cunha e do adjunto, Basílio Leandro, decidimos fazer esse evento, voltado aos chefes imediatos e às gerências de RH das secretarias. Esses são os que lidam diretamente com os servidores e que podem identificar alguma alteração no comportamento, na frequência do servidor e no desempenho", explicou o gerente da Divisão de Apoio Psicossocial, o psicólogo Lucas Emanuel.
Ele informou ainda que o evento terá três etapas: Saúde mental, com profissionais psicólogas da Semad; a Polícia Militar vai enviar os profissionais negociadores, para falar sobre surtos e crises suicidas, apresentando os protocolos de como lidar com esses casos; e por fim serão repassadas informações sobre como tratar administrativamente essas questões, para que as chefias imediatas e as gerências de RH desenvolvam melhor a sua atribuição, sabendo como agir.
Evento será voltado aos chefes imediatos e gerências de RH das secretarias
"Com a pandemia, houve um aumento de casos de pessoas com a saúde mental afetada. Sendo necessária a discussão dessas questões, saber lidar com as questões que envolvem a saúde mental, saber identificar um familiar, um colega de trabalho que necessita de ajuda e saber ainda que atitudes tomar. Esse evento é uma forma de discutir, de repassar informações que possam contribuir com um melhor acolhimento a quem necessita de atenção", completou Lucas.
Para fazer a inscrição, o servidor deve acessar o link: Saúde Mental no Ambiente de Trabalho: Prevenção, Apoio e Manejo em Situações Difíceis
PLANTÃO
O gerente explicou que o Plantão Psicológico oferecido pela Semad não é uma psicoterapia, mas é um espaço de escuta e acolhimento limitada, que abre caminhos para uma identificação e encaminhamentos, de acordo com a necessidade. "A meta é que o servidor crie meios e mecanismos que ele consiga lidar melhor com suas dificuldades e cuidar de sua saúde mental. Se o servidor não está bem com sua saúde mental, isso afeta diretamente o seu desempenho no trabalho, a sua relação com a família e a sociedade".
Os atendimentos do Plantão são feitos na própria Semad, pela manhã e tarde. Para maiores informações, os servidores podem entrar em contato no telefone 69 9823-6412, da Divisão de Apoio Psicossocial.
Lotus publica 2º errata do 3º Processo de Escolha Unificado dos Conselheiros Tutelares do Município de Porto Velho
Errata provém de interposição de recursos pelos candidatos da etapa da prova de conhecimentos
STJ nega tradução de todo processo e dá prazo para defesa de Robinho
Advogado de defesa terá 15 dias para responder requerimento da Itália
Regularização tributária de hospitais beneficentes tem novo prazo
Contribuintes podem aderir até o dia 30 deste mês



Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook