Prefeitura implanta Sistema de Processo Eletrônico
Medida é para modernizar serviços administrativos
A partir de 3 de abril, todos os processos administrativos da Prefeitura de Ji-Paraná ocorrerão somente pelo Sistema de Processo Eletrônico de Informações (eProc). O decreto que institui o eProc foi assinado pelo Prefeito Isaú Fonseca (União Brasil), em 27 de fevereiro.
O Decreto Municipal nº 0345 prevê o uso do eProc na administração municipal para modernizar e simplificar serviços e informações oferecidos ao cidadão ji-paranaense, por meio de tecnologias para integrar dados dos órgãos públicos. Ele será obrigatório na tramitação de todos os processos e documentos.
“Com o novo sistema, vamos dar mais celeridade, economia e transparência no fluxo de nossas informações”, afirmou o secretário municipal de Administração (Semad), Jônatas França. Outro ponto destacado por ele é a sustentabilidade ambiental, em função da economia no uso de papel.
Segundo Jônatas França, o formato eletrônico vai da etapa de produção (ou geração do arquivo), tramitação, utilização e arquivamento até a destinação final. Todos os processos que já estão em andamento pelo meio físico, a digitalização vai ocorrer de acordo com o cronograma definido pelo Comitê Gestor do Processo Eletrônico.
França lembrou que o sistema dispensa a realização de procedimentos formais típicos como o uso papel, que envolve o capeamento, criação de volumes, numeração de folhas, carimbos e aposição de etiquetas.
“Estamos em uma nova fase na Prefeitura de Ji-Paraná. O investimento na transformação digital é fundamental para a melhoria do atendimento ao cidadão e do desenvolvimento das políticas públicas, reduzindo o gasto de dinheiro público com esse procedimento”, assegurou.
Na semana passada, cerca de 30 servidores passaram por treinamento para a implantação do eProc. O secretário informou que eles terão a função de multiplicadores das informações. “Foi o primeiro passo para integrar todos os servidores públicos ao sistema”, admitiu.
Também está previsto, para esta semana, a capacitação de até 500 servidores, que ocorrerá nos períodos da manhã e tarde, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Serão oito horas diárias de formação para turmas de 100 participantes.
As pessoas que não tiverem acesso à internet para acompanhar a tramitação dos processos, a Prefeitura de Ji-Paraná vai oferecer um serviço temporário de atendimento. “Nesta primeira fase, vamos auxiliar a população a entender o sistema do eProc”, frisou Jônatas França.
Gestantes e puérperas começam a receber a vacina bivalente
Prefeitura antecipou a segunda fase da imunização contra Covid
Pesagem de beneficiários do Bolsa Família segue até o dia 31 de março
As famílias devem passar pelo acompanhamento de saúde obrigatório
Secretária da Semed participou de reunião com a Seduc em Porto Velho
O encontro foi para prestar contas dos serviços do programa Ir e Vir
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook