Prefeitura monta estratégia para vacinação antirrábica no Parque Circuito
Ação busca atender moradores da região e visitantes a partir de terça-feira (29)
Trailer é estratégia para atender a população e animais domésticos
Para facilitar o acesso de animais domésticos à vacinação antirrábica, a Prefeitura de Porto Velho monta, a partir da próxima terça-feira (29), um trailer de imunização no Parque Circuito, zona Norte. O atendimento começará às 8h.
O serviço será ofertado pelas secretarias municipais de Saúde (Semusa), através da Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS), e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).
Devem ser contemplados os moradores dos bairros Nacional, São Sebastião, Costa e Silva, Industrial, Liberdade, São João Bosco, Pedrinhas, Olaria, entre outros. “O ponto estratégico está sendo montado tão somente para atender cães e gatos a partir dos três meses de idade. A ideia é proporcionar a vacinação àqueles que têm interesse ao longo desse tempo de oferta das vacinas”, disse o biólogo Edson Cruz, do DCZADS.
Cruz destaca que há anos o município de Porto Velho está com a raiva sob controle em humanos e animais domésticos. Porém, ele observa que a circulação de forma área é constante por conta de mamíferos que albergam o vírus por animais silvestres, a exemplo dos morcegos.
Vacinação contra a raiva busca resguardar saúde dos humanos e animais
“A vacina previne que animais não sejam acometidos pela raiva, que é um vírus mortal tanto para os animais quanto para o ser humano e que as pessoas não sejam infectadas através de seus pets. Por isso, a vacinação deve ser mantida rigorosamente”, acrescenta.
Os animais vacinados pela primeira vez precisam de uma dose de reforço em 30 dias.
Já para o secretário da Sema, Alexandro Pincer, essa iniciativa reforça o compromisso montado para o bem-estar animal no âmbito do município. “Temos constantemente mobilizado iniciativas que fortaleçam esse cuidado e garantam mais saúde e segurança aos humanos”.
CARTÃO DE VACINA E ORGANIZAÇÃO
Caso o proprietário tenha a carteirinha de vacinação do pet é aconselhável levar. Mas, se ainda não possuir, poderá ser emitida na hora pelo vacinador. O atendimento não tem prazo de término, mas enquanto houver interesse público ele será mantido na localidade.
Durante a semana será um vacinador por turno e, aos sábados, dois vacinadores disponíveis para o serviço.
SERVIÇO
O atendimento ocorrerá de terça a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 14h, nas dependências do Parque Circuito.
RELP - 12 pontos sobre o novo programa de parcelamento do Simples Nacional
A publicação se deu após a derrubada do veto presidencial ao PLP 46/2021, que instituía o programa
Mudanças na tributação de importação gera incertezas no setor de energia solar
Na análise de Camila Nascimento, diretora da Win, distribuidora de equipamentos fotovoltaicos, atualizações do governo podem acarretar em eventuais confusões em cobranças indevidas
Mais de 1 milhão de mudas plantadas em ações de reflorestamento em Rondônia
Ao todo, mais de 1 milhão de mudas de cerca de 100 espécies entre culturas agrícolas e árvores nativas e exóticas produzidas no Viveiro do Centro de Estudos Rioterra foram distribuídas aos agricultores cadastrados
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook