Prefeitura participa de reunião sobre o termo de conduta da cavalgada

A abertura oficial da Expojipa ocorre no próximo dia 17, às 9h

Decom Ji-Paraná
Publicada em 05 de setembro de 2022 às 15:49
Prefeitura participa de reunião sobre o termo de conduta da cavalgada

A Prefeitura de Ji-Paraná participou de reunião que definiu os termos de conduta da cavalgada pela Associação Rural de Rondônia (ARR) e Teemps Eventos, da 41° Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Expojipa) em parceria com os representantes do Ministério Público de Rondônia (MPRO), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros (CB), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Civil (PC).

A reunião ocorreu na sexta-feira (2), no auditório do MPRO, e tratou de termos nas áreas de segurança, bem-estar animal e programação. Nela, ficou definido que o trajeto se inicia às 9h, tradicionalmente, no centro (1° distrito) e segue pela BR-364 até rua Maracatiara (T-20) pela avenida Brasil, seguindo pela T-20 até a avenida Governador Jorge Teixeira (K-5) no Parque Exposições Hermínio Victorelli.

Na T-20, a cavalgada curva à esquerda, em direção ao Parque de Exposições Hermínio Victorelli. Quando chegar na K-5, continua à esquerda, entrando posteriormente na rua Angelim (T-18) à direita, para assim ter acesso ao interior do parque. A saída acontecerá pela rua Guanabara (K-3).

O secretário municipal de Administração (Semad), Jônatas França, falou da participação especial de algumas secretarias.

“A secretária de Saúde [Semusa] irá reforçar, já no dia da cavalgada, a equipe de servidores nas Unidade de Pronto Atendimento [UPA 2° distrito] e no Hospital Municipal [HM]. Como a Secretaria Municipal de Obras [Semosp] limpando após o desfile e a Autarquia de Trânsito e Transportes (AMT) sinalizando todo o trajeto. A Semusa também irá participar com a Divisão de Proteção e Bem-Estar Animal”.

Segundo o diretor da ARR, Sérgio Ferreira, a cavalgada abre oficialmente a Expojipa e a reunião serviu para definir todos os termos do evento. “Hoje, estamos aqui para um alinhamento entre os representantes das instituições com objetivo de realizar um evento sem grandes transtornos e conforme a lei”, ressaltou.

Não é permitido

Ficou definido que não será permitido motocicletas e nem carros no desfile. Apenas uma pessoa montada em cada animal e pessoas a pé. Os participantes não poderão usar esporas ou nenhum que machuque os animais. Eles serão responsáveis pela hidratação e bem-estar dos animais durante todo trajeto e participação do evento.   

Segurança Pública

As polícias Militar e Rodoviária Federal realizam a fiscalização das vias. Haverá faixas e placas de sinalização para orientar os motoristas para os desvios possíveis, que devem ser realizados pelo anel viário. O apoio será também realizado pela equipe do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran).

Segundo o comandante do 2° Batalhão Tiradentes, tenente-coronel Eber Milton Barros, as normas foram definidas para que as pessoas possam participar de um evento seguro de forma ordeira e pacífica. “A partir das 14h, iremos iniciar o encerramento do desfile no começo da avenida Brasil, para que desliguem o som e que as pessoas que estejam ingerindo bebidas alcoólicas retornem aos seus lares em segurança para evitar anormalidades no trânsito de Ji-Paraná”.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook