Prefeitura pede à população que evite aglomerações nas unidades de saúde
Medida visa diminuir a lotação nas unidades de saúde com os quadros gripais, que são comuns nesta época do ano
A Prefeitura de Porto Velho, orientada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Departamento de Vigilância, orienta que a população a partir desta quinta-feira (19), só compareça nas unidades de pronto-atendimento do município se apresentar agravamento do quadro gripal, como dificuldade respiratória e febre persistente por mais de três dias, ou outras doenças que necessitam de atendimento de urgência.
Com o intuito de proteger a população e os servidores que trabalham diretamente na manutenção da saúde na capital, a medida visa diminuir o fluxo nas UPAS e unidades de pronto-atendimentos, evitando-se a lotação e aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, sendo importante salientar que até o momento o município não apresenta nenhum caso confirmado de Coronavírus (Covid-19).
De acordo com a secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penatti, neste momento é necessário evitar a disseminação da síndrome gripal, sendo recomendado evitar o contato físico com outras pessoas e aglomerações, principalmente em hospitais e unidades de saúde.
“Nesse momento, tentando diminuir a transmissão da síndrome gripal é necessário permanecer em casa e mesmo se tivermos os sintomas de febre, coriza, tosse, e dores no corpo, devemos evitar o contato físico com as pessoas de forma geral”, enfatizou a secretária adjunta.
Ainda de acordo com ela, o município enfrenta o inverno amazônico, onde é natural que as pessoas nesta época apresentem quadros de resfriados, alergias e gripe com mais facilidade e, a forma de evitar a contaminação é não haver aglomerações. Por este motivo é importante que a população evite procurar os serviços de saúde de urgência nas UPAS e pronto-atendimentos sem necessidade.
Tratamento
O exame para o coronavírus não muda a conduta sobre a orientação do tratamento que é comum a todos os casos de gripe: remédio para febre ou dor, lavagem das narinas, repouso, ingestão de muito líquido e alimentos saudáveis, permanecer em ambientes abertos e arejados a maior parte do tempo, lavagem das mãos para desinfecção várias vezes ao dia, evitando ambientes fechados e grande fluxo de pessoas.
Orientações
É importante que as pessoas que apresentem quadros gripais usem as máscaras como forma de prevenir os outros ao redor. “Vamos deixar nossos pronto-atendimentos para os casos que sejam de emergência, caso haja piora dos sintomas já mencionados, como dificuldade para respirar ou engolir” finaliza a secretária-adjunta.
Laboratório Central de Rondônia começa a fazer exames para detectar o coronavírus
As amostras suspeitas são coletadas pelo Centros Estratégicos de Vigilância em Saúde (Cievs) de cada município e enviadas ao Lacen
Garantia do fornecimento de energia elétrica durante a pandemia do Coronavírus
Neste momento de ampla mobilização em função da pandemia COVID-19, o novo Coronavírus, as Distribuidoras de energia elétrica vêm tomando medidas visando garantir a operação do serviço de distribuição em todos os estados em que atuam
Nota da Energisa
A Energisa está sensível ao avanço da pandemia do Covid 19 e atenta aos principais temas levantados pela sociedade e diferentes setores da economia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook