Prefeitura realiza ação simultânea da Campanha Junho Violeta
Todas as unidades dos Cras receberam os idosos do CCI na quinta-feira (15)
Para marcar o 15 de junho, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), realizou a Campanha Junho Violeta, mês de prevenção e combate da violência contra a pessoa idosa. As ações ocorreram, simultaneamente, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) em parceria com o Centro de Convivência do Idoso (CCI), na quinta-feira (15).
Os idosos e suas famílias dos bairros referenciados foram convidados para participar da apresentação de teatro, palestra informativa e confraternização entre os participantes. Mais de 250 pessoas estiveram nos eventos realizados, às 9h (Morar Melhor), 15h (Roda Moinho), 18h30 (São Francisco) e às 19h30 (Jardim dos Migrantes).
A secretária da Semasf, Mirian Madalon, afirmou que a campanha faz parte das políticas públicas da pasta, inserida no Calendário Colorido, para prevenir e conscientizar os idosos que são assistidos nas unidades de atendimento assistencial. “Pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), o principal objetivo dos Cras é ofertar o acolhimento aos idosos em vulnerabilidade social e instruí-los sobre como evitar o abuso, maus-tratos e outras violências”, frisou.
Para a coordenadora do CCI, Paula Gerlinski, uma das principais violências cometidas contra a pessoa idosa é a negligência que eles sofrem dos filhos e demais familiares, seja na saúde, situação financeira e alimentação.
Ela reforçou que as ações ocorrem todos os meses nos Cras, e que com o apoio das demais instituições do poder público e do Disque 100 para que as pessoas denunciem qualquer violência contra as pessoas acima de 60 anos.
Segundo a aposentada, Alice de Oliveira Rocha, de 67 anos, é de amor e respeito que as pessoas idosas necessitam. Para ela, estar nesta faixa etária é ter a oportunidade de se reinventar na terceira idade e aproveitar para viver o que não podia quando era mais jovem.
Dados de solicitação de atendimentos do Creas, em 2021, indicam que foram feitas 13 notificações de assistência a idosos em risco de vulnerabilidade. Em 2022, foram contabilizados 25 procedimentos, e, em 2023, foram registradas 10 solicitações de atendimento no primeiro quadrimestre deste ano.
Divulgados nomes selecionados para trabalhar com brinquedos e artesanato durante o arraial
Selecionados devem apresentar todas as autorizações e documentações para instalação e das atividades
Prefeitura divulga resultado do chamamento público para a venda de alimentos e bebidas
Evento ocorre entre os dias 23 de junho e 2 de julho na capital
Prefeitura divulga datas para agendamento de pedidos de ligação elétrica a beneficiários do Pró-Moradia Leste I
O horário de atendimento será das 8h às 16h, tanto no dia 1º quanto no dia 8 de julho
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook